Beto Simonetti é eleito presidente da OAB Nacional

O advogado Beto Simonetti, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo estado do Amazonas, foi eleito presidente nacional da instituição para o triênio 2022-2025, durante votação realizada na noite desta segunda-feira (31/1), em Brasília, na sede nacional da entidade. A chapa “OAB de Portas Abertas” encabeçada por Simonetti recebeu 77 dos 80 votos. Participaram da escolha os conselheiros federais do Paraná – Ana Cláudia Pirajá Bandeira, José Augusto Araújo de Noronha e Rodrigo Sánchez Rios.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, representou o Colégio de Presidentes  Seccionais na banca de apuração. Na sessão de votação a seccional paranaense esteve também representada pelos conselheiros federais suplentes – Artur Piancastelli, Graciela Marins e Silvana Niemczewski, pelo secretário-geral, Henrique Gaede,  e por Cássio Telles, que presidiu a seccional no triênio 2019-2021.

Posse

Além de Beto Simonetti, compõem a nova diretoria do Conselho Federal da OAB o vice-presidente, Rafael Horn, a secretária-geral, Sayury Otoni, a secretária-geral-adjunta, Milena Gama, e o diretor-tesoureiro, Leonardo Campos. A diretoria toma posse na manhã desta terça-feira (1º/2), também na sede nacional da OAB. A sessão é restrita, em razão da pandemia, mas tem transmissão ao vivo pelo Youtube da OAB.

Emocionado, Simonetti agradeceu pelos votos e reafirmou o empenho para a defesa das pautas da advocacia. “Quero selar um compromisso com os advogados e advogadas do Brasil, ser um defensor desse país, um defensor intransigente dos nossos direitos e prerrogativas. Meu compromisso é verdadeiro, é real, é honesto, é leal”, disse.

Simonetti destacou as gestões de Marcus Vinicius Furtado Coêlho e de Cláudio Lamachia à frente da Ordem, “mudando o rumo da instituição”. Ele também se disse orgulhoso por ter participado, como secretário-geral, da gestão do presidente Felipe Santa Cruz, a quem sucederá na presidência. “A história contará o nosso esforço para fazer tudo o que fizemos durante a pandemia”, disse Simonetti dirigindo-se a Santa Cruz.

Santa Cruz fez um breve discurso em que enalteceu a lealdade de Simonetti. “Podemos e devemos ter as nossas divergências, mas nós sabemos que algo maior nos une que é o compromisso com o sistema OAB e para que ele sobreviva é preciso ter caráter e lealdade. Lealdade não é concordar, mas saber apoiar para ser apoiado. A Ordem está em boas mãos, então a democracia brasileira também está”, finalizou Santa Cruz.

Perfil

O novo presidente da OAB se chama José Alberto Simonetti, mas adota “Beto Simonetti”, que é como é tratado desde que começou na profissão de advogado, em 2001. Ele é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Beto Simonetti é o segundo amazonense a assumir o posto mais alto na OAB, entidade que completará 92 anos em 2022. Antes dele, Bernardo Cabral, presidiu a instituição de 1981 a 1983.

Com informações do CFOAB