Biotecnologia tem cada vez mais efeitos sobre o direito, afirma Taysa Schiocchet

A biotecnologia tem trazido cada vez mais questões para o direito se debruçar e os aspectos mais atuais foram tratados pela professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Taysa Schiocchet em um OAB Talk, nesta quinta-feira (12), durante a 7ª Conferência da Advocacia Paranaense. A íntegra do evento pode ser conferida na plataforma oficial.

Taysa também é doutora em direito, com período de estudos doutorais na Université Paris I e FLACSO (Argentina) e  pós-doutora em Direito na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Ela explicou quais são as implicações da biotecnologia para o direito. “Estamos vivendo um processo de inovação acelerado – há riscos e benefícios e a grande maioria dos casos não está prevista no direito positivo. Precisamos olhar para as soluções extrajudiciais, para os dispositivos infralegais, para o softlaw. Os códigos não são determinantes para resolver as demandas”, afirmou.

De acordo com Taysa Schiocchet, as inovações biotecnológicos não afetam apenas a área da saúde e o direito médico. “Dados genéticos, biobancos para pesquisas, nanotecnologia, reprodução humana assistida, há uma série de questões que já nos mobiliza”, destacou.

 

Leia também:

Direito com habilidade: estratégia com design thinking é aposta apresentada por Fabrício Bittencourt da Cruz em OAB Talk

Mindset do Advogado 4.0 é foco em OAB Talk com Valter Otaviano

Lara Selem aposta nas softs skills como essenciais para exercer a advocacia do futuro

Caminhos para advocacia de impacto foram tema de OAB Talk com James Marins

Devido processo legal e inteligência artificial são temas correlatos nos novos tempos, aponta Carlos Alberto Rohrmann

Proteção de dados demanda atualização constante da advocacia, diz coordenador da Secretaria Nacional do Consumidor em OAB Talk