Campanha da Comissão das Mulheres Advogadas de Assis Chateaubriand arrecada absorventes

A subseção de Assis Chateaubriand, por meio da Comissão das Mulheres Advogadas, realizou a campanha Absorvendo Afeto, que teve como finalidade arrecadar absorventes, escovas de dente e sabonetes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

As cidades de Jesuítas, Tupãssi, Nova Aurora, Formosa do Oeste e Assis Chateaubriand se engajaram na causa e entregaram no dia 10 de setembro os itens arrecadados (absorventes, sabonetes, escova e creme dental, shampoo, cremes e desodorantes) à secretária municipal de Assistência Social e da Mulher, Izabel Cristina Pereira Claro. Os itens serão repassados às mulheres em situação de vulnerabilidade social cadastradas pelos municípios citados.

De acordo com a Comissão das Mulheres Advogadas de Assis Chateaubriand, a campanha é pautada pelo princípio do direito à saúde, consagrado pela Constituição Federal de 1988, no art. 196. O tema da menstruação e das dificuldades enfrentadas por meninas e mulheres que não têm recursos para comprar absorventes não é tratado de forma natural. “Até os dias de hoje prevalece uma certa vergonha quando se fala do assunto, gerando inúmeros problemas e, além de agravar questões de saúde, também afeta a educação de meninas que, por vezes, precisam abandonar a escola por falta de apoio e cuidado no período menstrual”, explicam as organizadoras.

Na ocasião participaram da entrega a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Fátima de Oliveira, e as demais integrantes da Comissão, Maria Andréia Antunes (secretária), Luciana de Castro; vice-presidente da CMA e tesoureira da Subseção, os advogados convidados José Humberto Pinheiro, José Roberto Sozza Jr, ouvidor da subseção da OAB, e Janaína Franzolin Helfenstein e Susana Rezende Borela, assistentes sociais.