Candidato Roberto Requião participa de sabatina na OAB Paraná

O segundo candidato ao governo do estado a participar das sabatinas da OAB Paraná foi Roberto Requião. Na sua exposição inicial, o candidato fez críticas ao atual governo e relacionou ações de suas gestões anteriores.

Confira os assuntos abordados durante a sabatina:

Temática: Gestão, Matriz Energética e Economia
Questão: Efeitos da sazonalidade no turismo em Foz do Iguaçu

“Foz vai muito bem. O número de estabelecimentos, hotéis, bares e restaurantes é simplesmente fantástico. Não precisamos nos preocupar com o turismo que vai bem e sim com uma estrutura básica de empregos de verdade para a população que não participa desse processo. Minha preocupação maior é com atividades permanentes de indústria e comércio, que garantam empregos em todas as temporadas.”

Temática: Infraestrutura Viária e Financiamento Público
Questão: Política de telecomunicações e conectividade digital

“Temos que nos aprofundar junto com as universidades, tecnicamente, ampliar o conhecimento, avançar no software livre e sair deste jogo de que a informatização é apenas um negócio. Tínhamos condições de produzir tecnologia e hoje rigorosamente não temos mais. A informatização é indispensável para um estado moderno, mas tudo é um negócio, e esses negócios têm preços fantásticos.”

Temática: Agronegócio, Meio Ambiente e Mercosul
Questões: Uso indiscriminado de agrotóxicos

“A agroecologia é essencial. Temos que apoiar a pequena agricultura diversificada, que produz alimentos que vão para a nossa mesa. O agronegócio é bom porque ele planta dólar, e esses dólares nos ajudam no comércio internacional, mas a comida vem da pequena produção diversificada que está completamente abandonada no Brasil. Eu sonho em transformar a agricultura diversificada do Paraná num exemplo para o Brasil.”

Temática: Interesse da Advocacia
Questão: Pagamento de precatórios de natureza alimentar

“Nos meus governos não tivemos atraso no pagamento de precatórios. Mas, vocês sabem, boa parte de precatórios que vêm lá de trás são impossíveis de serem pagos. O atual governador pagou R$ 1,4 bilhão da central do Paraná. Eu não pagaria isso.”

Pergunta do Estudante
Questão: Custos de manutenção das rodovias após o término dos contratos de pedágio

“Minha proposta é um pedágio público, de manutenção das estradas, que sustente o custo de ambulâncias, de reboque, de cortar mato, que garanta a remoção de carros acidentados e dê segurança ao estado. Não posso fazer isso sozinho, porque temos estradas estaduais e federais. Se estiver no poder, me associo ao Lula, fazemos um pedágio de manutenção, com 10% do valor do que se paga hoje.

Pergunta do Comitê de Estudos e Diagnósticos da Competitividade
Questão: Como vai garantir a transparência e a segurança necessárias para a atração de novos investimentos:

“Hoje o governo dá de isenção fiscal para empresas, secretamente, nada mais do que R$ 17 bilhões. Não é possível que uma isenção de R$ 17 bilhões seja dada sem que ninguém saiba para quê e para quem. É evidente que isso é pressuposto de caixa dois, de rachadinha, de financiamentos privados para partidos.”

Confira a íntegra no Youtube da OAB Paraná

Sabatinas continuam na quarta e quinta-feira

Encerrando as entrevistas da noite, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, lembrou que as sabatinas acontecem para possibilitar que os candidatos apresentem suas propostas, discorram sobre seu modo de compreender o estado e o que efetivamente pretendem fazer para mudanças. “Desejamos trazer informação baseada em projetos efetivos dos candidatos”, disse.

A série de entrevistas, com perguntas elaboradas pela advocacia paranaense, terá continuidade nesta quarta e quinta-feira. A ordem das participações foi alinhada com as respectivas assessorias dos participantes.

A organização do evento selecionou cinco tópicos entre os quais são sorteados três para os candidatos responderem: Saúde e Educação; Habitação, Segurança Pública e IDH; Inovação, Geração de Empregos, Infraestrutura Viária e Financiamento Público; Agronegócio, Meio Ambiente e Mercosul; Gestão, Matriz Energética e Economia.

Todos os candidatos respondem também uma pergunta relacionada à advocacia e uma pergunta enviada por estudantes do curso de jornalismo da Universidade Positivo, que solicitaram a oportunidade de colaborar na sabatina.

Confira a sabatina com Ricardo Gomyde

Confira a sabatina com Professora Ângela