Sabatinas de candidatos ao governo na OAB Paraná têm início com Ricardo Gomyde

O candidato ao governo do estado Ricardo Gomyde (PDT) foi o primeiro a participar das sabatinas da OAB Paraná. A série de entrevistas, com perguntas elaboradas pela advocacia paranaense, teve início nesta terça-feira (13), vai até quinta-feira (15) e ocorre na sede da seccional. A ordem das participações foi alinhada com as respectivas assessorias dos participantes.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu os trabalhos explicando o empenho da seccional no combate às fake news: “A OAB Paraná pioneiramente saiu às ruas fazendo uma Campanha de Combate à Desinformação. Levamos mais informação para que os eleitores e as eleitoras possam fazer a sua avaliação ouvindo as propostas dos candidatos e candidatas, possibilitando um temário para que cada um possa fazer a sua avaliação”, afirmou.

Também estiveram presentes o secretário-geral da seccional, Henrique Gaede, a diretora da jovem advocacia, Fernanda Valério, a conselheira federal Silvana Niemczewski, e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Leandro Rosa.

Dinâmica

A organização do evento selecionou cinco conjuntos de temas entre os quais foram sorteados três para os candidatos responderem: Saúde e Educação; Habitação, Segurança Pública e IDH; Inovação, Geração de Empregos, Infraestrutura Viária e Financiamento Público; Agronegócio, Meio Ambiente e Mercosul; Gestão, Matriz Energética e Economia.

Todos os candidatos também vão responder a uma pergunta relacionada à advocacia e uma pergunta enviada por estudantes do curso de jornalismo da Universidade Positivo, que solicitaram a oportunidade de colaborar na sabatina.

Gomyde iniciou sua apresentação dizendo que se sente muito à vontade na OAB. “Não só eu sou advogado, como a minha vice, mulher negra, Eliza Ferreira, e nossa candidata ao senado é uma operadora do direito e professora”, contou.

Ao sintetizar o que será seu governo, ele afirmou: “Eu quero ser governador para corrigir o que está errado, para melhorar o que está bom e para fazer o que nunca foi feito”.

Confira os assuntos sobre os quais Gomyde comentou durante a sabatina.

Temáticas: Inovação, Geração de Empregos, Infraestrutura Viária e Financiamento Público

Questão: Revisão anual dos salários dos servidores:

“Assumi o compromisso com esta causa [do reajuste dos servidores]. Tenho compromisso com essa atuação”, afirmou o candidato. “Temos que valorizar o profissional da educação, não só o professor, mas fundamentalmente o professor e temos que investir no ponto de vista do salário”, acrescentou Gomyde.

Ele se comprometeu a fazer o ensino integral e investir no ensino profissionalizante. O candidato também se comprometeu a revisar a Lei Geral das Universidades, para que não fira a autonomia universitária e repor o quadro.

Temáticas: Habitação, Segurança Pública e IDH

Questão: Violência contra a mulher: quais ações vai adotar para enfrentamento:

“Temos que adotar medidas necessárias para combater o feminicídio e a violência a que as mulheres são expostas”. O candidato destacou a importância do apoio às polícias com equipamentos e treinamentos adequados.

Temáticas: Agronegócio, Meio Ambiente e Mercosul

Questão: Agrotóxicos: como a gestão vai lidar com o uso excessivo:

“Tem que investir em pesquisa para que o produtor possa produzir livre de agrotóxico”, sintetizou. Ele disse que também vai apostar no investimento em produtos orgânicos, os quais também vai direcionar para a merenda escola.

Gomyde também frisou a importância dos produtores rurais: “Não trato com qualquer preconceito o produto rural. Quem ataca o produtor rural e a nossa agricultura não compreende a economia do Paraná”, afirmou. Ele também apontou um preço adequado dos pedágios como fundamental para fomentar a produção rural e se comprometeu a instalar pedágios com preço máximo R$5.

Temáticas: Interesses da advocacia

Questão: Como vai conduzir a política da advocacia dativa e que prioridade essa pauta terá em seu governo

“Sempre defendi a defensoria pública, mas temos que reconhecer a realidade absolutamente insuficiente para o que se precisa. No entanto, temos a advocacia dativa, que é um exemplo pro nosso país. Composta majoritariamente por jovens advogados, além da importância para que cresçam profissionalmente, tem uma importância social. De maneira econômica, conseguem atender os paranaense. Tem que ampliar essa experiência de sucesso. Hoje está à disposição apenas do réu, temos que estender também para o autor [da ação]”, afirmou.

Pergunta do estudante

Questão: Qual a solução para a evasão escolar, fruto da pandemia

“A evasão escolar é um problema que grita para ser solucionado no estado. Como vamos querer que nossos alunos criem interesse se não conseguimos nem prover internet na integralidade às escolas?”, disse Gomyde, que reiterou a importância da remuneração adequada para os professores.

O candidato afirmou que vai retirar recursos da propaganda para investir na educação e em questões de assistência social.

Pergunta do Comitê de Estudos e Diagnósticos da Competitividade

Questão: Como vai garantir a transparência e a segurança necessárias para a atração de novos investimentos:

Gomyde afirmou que vai exigir que as empresas que acessam benefícios fiscais e tenham responsabilidade fiscal e se comprometam, por exemplo, a pagar o salario mínimo do Paraná.

“Vamos tornar o Paraná um bom ambiente de negócios com diálogo com nosso setor produtivo e atração de empresas de fora”, disse ao reafirmar a necessidade de barateamento do pedágio e de discutir a questão dos precatórios.