Professora Ângela participou da sabatina da OAB Paraná nesta quarta-feira

As sabatinas promovidas pela OAB Paraná com os candidatos ao governo do estado tiveram continuidade nesta quarta-feira, com a presença da candidata Professora Ângela. Com entrevista agendada também para a data de hoje (14/9), a candidata Vivi Motta não compareceu e justificou a sua ausência por questões médicas na família.

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu os trabalhos. “Nosso papel é trazer à população e à advocacia mais informações, perguntar trazer questões dirigidas pela advocacia e também com a colaboração da comunidade, dos estudantes, para que possam avaliar os candidatos que melhor atendem às suas expectativas enquanto cidadãos e cidadãs, enquanto eleitores em um contexto muito alinhado com a missão da OAB Paraná, que é sempre em defesa do voto livre, da independência, da importância desse momento para a cidadania, de valorização da escolha de cada um”, disse Marilena, acrescentando que a realização da sabatina, alinhada à Campanha de Combate à desinformação, cumpre uma das missões institucionais da Ordem, que é a defesa da democracia.

Também estiveram na composição da mesa o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, a diretora da Jovem Advocacia da OAB Paraná, Fernanda Valério, a conselheira federal Silvana Niemczewski e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Leandro Rosa.

Ao iniciar sua apresentação, a candidata celebrou o fato de estar compondo uma mesa com considerável presença de mulheres, inclusive mulheres negras. “OPSOL acredita que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive nos espaços de poder”, disse Ângela.

Confira as temáticas e as questões que foram sorteadas para candidata.

Temática: Agronegócio, Meio-Ambiente e Mercosul
Questão: Desmatamento da Mata Atlântica: como vai gerir o problema

“Agronegócio e meio-ambiente não combinam tanto”, ponderou a candidata. “Somos o segundo estado que mais produz soja, mas que tem milhares de pessoas passando fome”, acrescentou.

“O grande problema do agronegócio é o quanto desmata, polui e envenena”, pontuou. Ela disse que seu trabalho é incentivar as agroflorestas, a agricultura familiar e a produção de orgânicos de modo a impactar menos no meio ambiente. Outra medida será exigir que o agronegócio tenha seu próprio sistema de captação de água.

Temática: Saúde e educação
Questão: Iniciativas para fortalecer doação de sangue e de leite

A candidata pretende investir mais em campanhas para incentivar as doações, utilizar os recursos que já são revertidos para a publicidade para ter efeito em relação a essas questão de saúde pública.

Ela aproveitou a pergunta para refletir sobre outras perdas geradas pela pandemia: “Na pandemia, muitas coisas se modificaram. Houve muito mais agressão às mulheres, muito mais desemprego entre as mulheres, queda nos índices das escolas”, lamentou.

Temática:  Inovação, Geração de Empregos, Infraestrutura Viária e Financiamento Público
Questão: Como vai incentivar o empreendedorismo e a atração de negócios na área da inovação

“Para nós, nem toda inovação significa que é algo tecnológico. Ter acesso à cidade poderia ser uma inovação, ter aparelhos culturais, esportivos, nos bairros, dar acesso às pessoas em tudo que elas têm direito: saúde, educação, moradia, cultura esporte”, respondeu Professora Ângela.

Temáticas: Interesses da advocacia

Questão: Advocacia dativa: como será o incentivo em seu governo

“Tanto a Defensoria Pública quanto advogado dativo são essenciais para que as pessoas tenham acesso à Justiça. Nós queremos fortalecer e garantir que todas as pessoas tenham acesso a esse serviço e que os profissionais que prestam o serviço sejam bem remunerados”, disse a candidata.

Pergunta do Estudante
Questão: Como reverter a evasão escolar gerada pela pandemia

“A evasão escolar deve ser estudada e temos que ir à raiz do problema”, disse a Professora Ângela. Elas lembrou que há alunos que precisam escolher entre estudar ou comer. “Seja porque precisa trabalhar, seja porque a mãe não está em condição psicológica, seja porque o aluno não está bem, muitos são os motivos para os alunos estarem fora da escola. Não adianta só chamar para que voltem, precisamos entender porque não estão indo”.

Em alusão ao Setembro Amarelo, ela falou ainda sobre inúmeros casos de depressão e tentativa de suicídio entre estudantes, que aumentaram consideravelmente após a pandemia.

Pergunta do Comitê de Estudos e Diagnósticos da Competitividade
Questão: As mudanças nas políticas de incentivos fiscais são recorrentes. Como garantir transparência e segurança jurídica

“Meu plano de governo fala em acabar com a farra das isenções fiscais. Temos R$ 17 bilhões em isenções fiscais”, afirmou a candidata. “Enquanto uns tem uma isenção fiscal monstruosa, outros acabam sem segurança nenhuma para seguir com seus negócios, sem incentivo e sem crédito barato”, observou.

Para ela, quem precisa de isenção fiscal não são as grandes empresas, mas o pequeno empresário, o pequeno produtor. “Queremos apoiar os pequenos e médios, que geram a maioria dos empregos”, resumiu.

Na quinta-feira (15/9), último dia de entrevistas, devem participar os candidatos Ratinho Júnior (PSD), Solange Ferreira Bueno (PMN) e Joni Correia (DC).

Confira a sabatina com Ricardo Gomyde

Confira a sabatina com Roberto Requião