Cássio Telles recebe o título de cidadão honorário de Curitiba.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, recebeu nesta sexta-feira (3/12) o título de Cidadão Honorário de Curitiba. O título foi concedido por meio da Lei Municipal nº 15.804/2021, de iniciativa do vereador Dalton Borba (PDT).

A entrega foi feita durante uma sessão solene da Câmara Municipal realizada no auditório da OAB Paraná. Acompanharam a cerimônia e compuseram a mesa o presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma, o diretor tesoureiro da seccional Henrique Gaede, o secretário-geral Rodrigo Sanchez Rios, o diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão, os ex-presidentes da OAB Paraná Alfredo de Assis Gonçalves Neto e José Lucio Glomb, a conselheira seccional Liliane Busato, a corregedora do Departamento Penitenciário, Lúcia Beloni, o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz, e o senador suplente Paulo Salamuni.

Dalton Borba, que também é advogado, inscrito na seccional paranaense desde 1987, enumerou os motivos que levaram a Câmara de Vereadores da capital a aprovar a homenagem.

“O Dr. Cássio, na condução da presidência da OAB Paraná, primou e prima por cumprir a função social da advocacia e todos os preceitos constitucionais. Destaca-se pela incansável atuação na defesa dos direitos e prerrogativas das advogadas e advogados, com vasta e destacada experiência no exercício da advocacia”, descreveu o vereador.

Borba também ressaltou a ativa participação do homenageado na Caravana Nacional das Prerrogativas e no programa OAB Paraná Total, que percorreu o estado realizando audiências com o intuito de preservar a dignidade profissional das advogadas e dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos.

“Tenho uma gratidão enorme por Curitiba”, disse Telles em seu discurso de agradecimento, iniciado com um breve relato sobre os seus tempos de estudante na cidade, primeiro como aluno do Colégio Paranaense e depois como aluno dos cursos de Economia, da Universidade Federal do Paraná, e Direito, da Faculdade de Direito de Curitiba. “Foram 9 anos que me prepararam para retornar à minha cidade, Pato Branco, e iniciar minha carreira. Mas a Ordem dos Advogados do Brasil me trouxe de volta”, disse.

Telles aproveitou a oportunidade para agradecer o trabalho das comissões temáticas da seccional. “Este título homenageia a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Paraná. Quero render o meu agradecimento pelo relevantíssimo trabalho que realizam. As comissões são o coração desta Casa”, afirmou.

O presidente da seccional, que encerra seu mandato no final deste mês, fez um discurso emocionado, destacando inúmeros aspectos da sua gestão, os valores e sentimentos que o moveram na realização dessa jornada. Ao final, prestou mais uma vez reverência à cidade que o acolheu, citando versos do poeta Paulo Leminski: “O destino quis que a gente se achasse, na mesma estrofe, na mesma classe, no mesmo verso e na mesma frase”. “É isso Curitiba, nos achamos. Me acolheste, me ensinaste, convivemos alegremente, sou teu filho eternamente grato”, completou Telles.

O presidente da Câmara, Tico Kuzma, que conduziu a sessão,  parabenizou o homenageado e especialmente agradeceu a parceria que se estabeleceu entre a OAB e o Poder Legislativo Municipal. “Essa parceria é importante para que estejamos respaldados, pois estamos juntos na defesa das instituições”, concluiu Kuzma.

A cerimônia foi transmitida e está disponível no Youtube da OAB Paraná