Cida Borghetti responde às perguntas da advocacia na OAB Paraná

Candidata à reeleição, Cida Borghetti, foi a última sabatinada na série promovida pela OAB Paraná. Ela respondeu às perguntas da advocacia nesta quarta-feira (19/9) e, tal qual os demais postulantes ao cargo, foi recebida pelo presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha.

Todos os candidatos ao cargo de governador do estado foram convidados pela OAB para a série de sabatinas, aberta na segunda-feira (17). Ogier Buchi (PSL) e Ivan Bernardo (PSTU) não compareceram. As sabatinas foram transmitidas em tempo real, no perfil da OAB Paraná no Facebook, e também vão para o canal da seccional no Youtube.

Cida Borghetti respondeu às questões da advocacia durante 45 minutos. As perguntas, previamente formuladas, foram sorteadas durante a sabatina.

Ao se apresentar, a candidata saudou os presentes e lembrou que aceitou a solicitação da OAB Paraná ao criar a Secretaria Especial de Administração Penitenciária.

Questões

A primeira pergunta foi sobre a violência no ambiente escolar. Cida apontou como alternativa o reforço da patrulha escolar e campanhas de prevenção às drogas como o Proerd. Ela também observou que o ensino deve levar em conta as especificidades de cada região.

Questionada se conhece detalhadamente o uso dos recursos da saúde e como será suas gestão para a área, a candidata citou a regionalização é fundamental e  disse que pretende fazer parceria com o municípios e com hospitais e clínicas nas cidades de interior. Ela lembrou que o estado deve investir 12% em saúde e disse que isso é prioridade “A saúde é sempre a prioridade maior, é sempre o que as pessoas citam”, apontou. A candidata citou demandas como consultas especializadas, exames e casos que envolvem tratamento de alto custo, que acabam resultando na judicialização da saúde. Mesmo com dificuldade para atender a todas essas demandas, ela afirma que os recursos estão sendo utilizados conforme prevê a lei. “Os recursos da saúde são rigorosamente aplicados no Paraná”, declarou.

Sobre segurança pública, a pergunta foi a respeito do contingente de policiais no estado e a necessidade de aumentar o efetivo das polícias. Cida citou que o Paraná tem 11 milhões de habitantes e 20 mil PMs. “É pouco ainda”, reconheceu e afirmou que já há previsão para um novo concurso da Polícia Militar.

Para a Cultura, diante da pergunta sobre a necessidade de descentralização dos polos culturais, ela defendeu que grandes exposições sejam levadas a quem não condições de vir à capital, com um braço do Museu Oscar Niemeyer no interior. Cida também observou que cada região deve ter sua vocação estimulada, com fomento aos grupos folclóricos e aproveitamento de estruturas já existentes. Ela lembrou ainda que foi co-autora da lei do Vale Cultura e que esse é um tema pelo qual tem apreço e que pretende dar espaço em seu governo.

Para a agricultura familiar, ela disse que já vem dando espaço com a compra de produtos para a merenda escolar de pequenos produtores. A candidata disse que possível abrir portas do exterior para os agricultores, que podem ser orientados pela Secretaria de Agricultura sobre questões logísticas e sanitárias.

Na área de transporte e logística, a pergunta foi sobre o alto custo das passagens aéreas para voos dentro do estado e o que o governo pode fazer a respeito. A candiata explicou que o governo do estado vem dando incentivos tributários a companhias aéreas. “Cada braço que a companhia aérea faz, tem desconto de 2% no imposto sobre o combustível”, explicou.

Sobre políticas para a pessoa idosa, ela afirmou que está implantando os Condomínios do Idoso, que são casas para atendimento às pessoas da terceira idade. Ela também citou programas nas unidades de saúde para atendimento de idosos, inclusive em casa.

No tópico meio ambiente, a questão foi sobre revitalização dos rios. Cida citou um programa para despoluição dos rios e destacou o projeto para o Rio Iguaçu, “o mais emblemático do estado”. Ela também mencionou o projeto para transformar a Ilha das Cobras em um parque estadual, onde será implantada a Escola do Mar.

Advocacia

Cida Borghetti foi questionada se pretende manter ou ampliar os recursos voltados para a advocacia dativa. Ela afirmou que já garantiu na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano o valor R$ 45 milhões para o pagamento de dativos e acrescentou: “Eu sou do diálogo, estou com as portas do gabinete abertas para dialogar”.

A respeito da corrupção, a candidata declarou: “Não compactuo com desvio de conduta, seja de assessor, funcionário, servidor”. Ela lembrou que criou a Divisão de Combate à Corrupção, que tem autonomia e já fez operações como a que investigou esquemas de preços em postos de combustível.

Em sua exposição final, a postulante à reeleição pelo PP afirmou que pretende manter o que foi feito de bom e enxugar a máquina, modificar. Ela citou que os secretários de governo não têm mais celular corporativo e nem carros à disposição. Os veículos foram recolhidos e colocados a serviço da Patrulha Maria da Penha

Cida Borghetti também reforçou que os contratos de pedágios não serão renovados. “Precisamos buscar a justiça tarifária e mais obras”, defendeu. “Estou à disposição para escutar e focar nas pautas positivas”, concluiu.

 

Leia também:

Ratinho Júnior abre série de sabatinas com candidatos ao governo do estado

Jorge Bernardi responde às perguntas da advocacia na sede da OAB Paraná

Entrevistas aos candidatos prosseguem e Professor Piva é primeiro da terça-feira

Propostas de João Arruda são apresentadas no segundo dia das sabatinas

Doutor Rosinha desfende lei da transparência em sabatina na OAB Paraná