Série de sabatinas é contribuição da OAB Paraná para a democracia

Nesta quarta-feira a OAB Paraná encerrou a série de sabatinas aos candidatos que disputam o cargo de governador do estado. Todos os candidatos foram convidados e tiveram o mesmo tempo para apresentar suas propostas, com 15 minutos para apresentações livres na abertura e encerramento e 45 minutos para responder questões previamente formuladas pela advocacia e sorteadas diante dos candidatos. Ogier Buchi e Ivan Bernardo não compareceram.

“Esta é a casa da democracia e, como temos feito sempre, abrimos as portas a todos os candidatos, independentemente de partido ou de linha ideológica. As sabatinas foram uma oportunidade única para conhecermos melhor as propostas, convertendo-se em ferramenta fundamental para que nós, eleitores, façamos uma escolha consciente”, destacou o presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, lembrando ainda de outra iniciativa da OAB em prol de eleições democráticas: o aplicativo Voto Legal. Trata-se de um app que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store. Por meio dele, podem ser denunciadas condutas vedadas praticadas por candidatos e suas campanhas.

Proximidade

“É muito importante dar a todos os candidatos a oportunidade de expor para a advocacia as suas propostas. Nós somos um universo de 68 mil advogados no Paraná, um grupo grande de eleitores e formadores de opinião. O contato com os aspirantes aos cargos públicos é fundamental, pois, nessa conversa próxima, podemos aferir o grau de comprometimento deles”, destacou Zuleika Giotto, coordenadora da Comissão de Fiscalização das Eleições da OAB Paraná. “As perguntas que apresentamos são sobre temas de interesse de toda a sociedade. É uma oportunidade para que eles venham nos ouvir por meio dessas perguntas”, acrescentou Zuleika. Ela espera que as sabatinas com candidatos se tornem tradição na seccional.

“Ao formular os convites para os candidatos não fizemos restrição a nenhum partido ou ideologia. Tampouco levamos em conta o posicionamento nas pesquisas. Portanto, trata-se de um evento típico da OAB Paraná, que é a casa da cidadania”, disse Silvana Niemczwski, presidente da Comissão de Igualdade Racial da seccional.

Imparcialidade

“O evento realizado pela OAB ganha relevância pela total imparcialidade com que foi conduzido”, afirma Maurício Guedes, presidente da Comissão de Valorização de Honorários. “É importante a OAB abrir as portas para que a comunidade tenha ciência das propostas. Protagonizar esse debate é um dos papéis”, completou Fernanda Valério, diretora acadêmica da Comissão de Advogados Iniciantes (CAI).

O conselheiro estadual Júlio Brotto destacou a importância da pluralidade do evento. Ele fez questão de acompanhar todas as sabatinas. “Passei a ter algum conteúdo mais detalhado sobre cada um dos candidatos a partir da sabatina”, disse.

Os registros integrais das sabatinas podem ser conferidos nos canais da OAB Paraná no Facebook e no Youtube.

Leia as reportagens sobre cada sabatina:

Ratinho Júnior abre série de sabatinas da OAB Paraná com candidatos ao governo

Jorge Bernardi responde a perguntas formuladas pela advocacia paranaense

Professor Piva abre segundo dia de sabatinas com candidatos ao governo do estado

Doutor Rosinha afirma que a Lei da Transparência será cumprida com rigor

Propostas de João Arruda são apresentadas aos advogados na sede da OAB Paraná

Geonísio Marinho participa de sabatina com candidatos ao governo na seccional

Priscila Ebara responde às perguntas da advocacia na sabatina da OAB Paraná

Cida Borghetti encerra a série de sabatinas com candidatos a governar o estado