Com ações de sustentabilidade, OAB Paraná tem sábado dedicado ao meio ambiente

A OAB Paraná teve um sábado (25/9) dedicado a diversas ações em prol do desenvolvimento sustentável. Com a participação das Comissões de Direito Ambiental, do Pacto Global, de Assuntos Culturais, de Direito dos Animais e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), foi realizada a Primavera da Advocacia – Liberdade e Sustentabilidade.

Os jardins, o estacionamento, o entorno da sede e os jardinetes Erailto Thiele e Ervin Ofner, mantidos pela OAB Paraná, foram tomados por uma série de atividades.  “Foi um evento inovador. Hoje estamos dando uma utilidade para esses espaços públicos com ações da nossa instituição. Todos os eventos foram relacionados ao momento que estamos vivendo, que é a chegada da primavera, o dia da árvore, o dia sem carro, e isso tem uma mensagem para toda a sociedade e para advocacia da necessidade de olharmos para o meio ambiente, a fauna e a flora, em absoluta harmonia”, destacou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

A vice-presidente Marilena Winter considera o evento um marco. “É o início da primavera e uma possibilidade de reencontro das pessoas ao ar livre. A ideia do nosso presidente foi sensacional. Senti muita alegria e descontração nos participantes, também o engajamento com as questões do meio ambiente e com o futuro das novas gerações. Houve um entrosamento entre as questões ambientais, culturais, o direito e a advocacia, com a OAB fazendo a diferença e mostrando o quanto a atividade do advogado pode contribuir para um mundo melhor”, ressaltou Marilena.

“O evento surgiu da união das comissões da OAB-PR e da CAA-PR para agregar vários projetos em andamento na instituição. É um dos primeiros na modalidade presencial. E tem uma simbologia. Da mesma forma que a primavera representa o reflorescimento, o evento representa a retomada, a ressocialização da advocacia”, explica a presidente da Comissão de Direito Ambiental, Patrícia Précoma Pelanda.

Bicicletada

O evento começou logo cedo com uma bicicletada – um passeio organizado pelo projeto Bike Legal da Caixa de Assistência, com cerca de 80 participantes. Os ciclistas se concentraram na sede da seccional às 8h e partiram para um circuito de 4 quilômetros percorrendo o trecho entre o Bosque do Paraná e o Parque São Lourenço.

A advogada Rafaela Alves foi uma das ciclistas que participaram do passeio, acompanhada do filho Gabriel. Para ela, a manhã foi uma dupla oportunidade de socialização. “Depois de tanto tempo de isolamento por causa da pandemia, esse tipo de atividade é fundamental. Para mim, que estou há poucos meses trabalhando em Curitiba, foi uma ótima oportunidade de conhecer os colegas. Já fiz amizades”, comemora Rafaela, que veio de Foz do Iguaçu.

Logo depois do retorno dos ciclistas, foi inaugurado o novo bicicletário da seccional, com capacidade para 14 bicicletas.

Guardiões dos jardinetes

Na sequência, foi lançado o projeto “Guardiões dos Jardinetes”, voltado à conscientização sobre o respeito e a preservação dos jardinetes Erailto Thiele e Ervin Ofner, localizados na Rua Cecília Meireles e na Rua Vitório Foggiato, respectivamente, próximo à sede da OAB.

Os jardins são mantidos pela OAB Paraná, por meio de um acordo com a Prefeitura Municipal. Eles foram revitalizados em uma parceria com o Instituto Atmosfera 2 e entregues à comunidade em 2018. Desde então, são investidos recursos próprios da Ordem  para a manutenção dos espaços. Em 2021 foram aplicados R$ 10.370,00, além da disponibilidade dos colaboradores do setor de manutenção que cuidam do local.

Os jardinetes abrigaram por um período a escultura “Homem Planta”, criada pelo artista plástico Tony Reis e inspirada na lenda dos entes protetores das florestas. Devido a atos de vandalismo, a obra de arte teve que ser remanejada, sendo instalada no pátio da sede da OAB-PR. Com livre acesso à comunidade, o “Homem Planta” pode ser visitado na sede da seccional ou avistado da via pública.

“A ideia dos Guardiões dos Jardinetes surgiu na Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná após sucessivos episódios de depredação dos equipamentos, do parquinho destinado às crianças, e da estátua do Homem Planta. Queremos fazer um convite à comunidade do entorno, aos frequentadores e aos advogados e advogados que tenham interesse para que ajudem a conscientizar a população da importância que esses espaços têm tanto no aspecto cultural como ambiental. É de interesse de todos que fiquem  preservados. Apesar de terem sido “adotados” pela OAB, o espaço é público, então a fruição é da comunidade, pertencendo a todos, e, portanto, deve ser respeitado e preservado por todos”, conclama a presidente da Comissão de Direito Ambiental.

Distribuição de mudas e encontro de cães

Durante o evento, foram plantadas e distribuídas mudas de plantas de diferentes espécies. O presidente Cássio Telles, a vice-presidente Marilena Winter, a presidente da Comissão de Direito Ambiental, Patrícia Pelanda, e o conselheiro Alaim Stefanello plantaram mudas de ipê.

A Primavera da Advocacia teve também como uma das atrações o “EnCÃOtro”, destinado à socialização de cães dóceis. Eles foram trazidos pelos seus donos com as guias, para garantir segurança.

O encontro contou com a presença do Grupo de Operações com Cães da Guarda Municipal de Curitiba. Os guardas municipais Simone Fátima de Lima, Douglas Santos de Lima e Leandro Gil da Silva trouxeram a cadela Aysha, da raça border collie, de apenas 6 meses e que está sendo treinada para faro de armas e entorpecentes. “Ela também será treinada para shows e atividades educativas que pretendemos desenvolver com crianças das escolas municipais”, disse o guarda Douglas de Lima.

Coleta seletiva

Das 8h30 às 14h foi realizada coleta seletiva de resíduos eletrônicos. Das 8h30 às 14h, foram recolhidos computadores, impressoras, notebooks, aparelhos de TV, DVD, fax, ar-condicionado, baterias, fios, entre outros materiais e equipamentos, pela ONG “E-Letro”.

Espaço Saúde

A Caixa de Assistência dos Advogados manteve durante o evento o Espaço Saúde, oferecendo massagens, medição de pressão e teste de glicemia. Também distribuiu água, frutas e barras de cereais, além de álcool em gel e filtro solar como brindes.

Pitstop fotográfico

A Primavera da Advocacia teve também entre as atividades da programação o Pitstop Fotográfico. A iniciativa, coordenada pela Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná, vai reunir fotos tiradas durante o evento e selecionar as de destaque para o calendário da seccional do próximo ano.

As fotos deverão seguir a temática do evento: Primavera da Advocacia – Liberdade e Sustentabilidade. O objetivo é incentivar a valorizar produção fotográfica amadora de advogados e estagiários inscritos Ordem, bem como de funcionários da seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e da OABPrev-PR. Confira o regulamento aqui