Primavera da Advocacia teve posse de comissão, compromisso coletivo e premiação de projetos de boas práticas socioambientais

A posse da Comissão de Proteção e Direito dos Animais da OAB Paraná, o compromisso coletivo de novos advogados realizado ao ar livre, a premiação da Campanha ODS e as apresentações artísticas do Concurso de Melodias e Poesias fizeram parte da programação institucional da Primavera da Advocacia – Liberdade e Sustentabilidade, evento promovido pela seccional neste sábado (25/9). Para realizar as cerimônias, foi montada uma tenda junto ao jardinete Ervin Ofner, um dos espaços públicos mantidos pela OAB Paraná.

Compromisso coletivo

Pela primeira vez, uma cerimônia de compromisso coletivo foi realizada ao ar livre. Vinte e sete bacharéis de Direito prestaram juramento e passaram a compor os quadros da advocacia. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da seccional, Cássio Telles, que destacou o ineditismo da iniciativa, cujo objetivo é mostrar o engajamento da OAB Paraná com as questões ambientais.

“Estamos felizes por vocês estarem ingressando em nossa instituição, em especial por estarem entrando num formato inusitado, diferente, mas que vai trazer sempre a boa lembrança da convivência com o nosso habitat e com o nosso meio ambiente”, disse Telles aos compromissandos. O juramento foi feito pelo advogado Gabriel Araújo dos Santos e a saudação pelos advogados Matheus Henrique Paiva e Neide Dudek Leal.

Representantes da CAA-PR, da OABPrev-PR e da Comissão da Advocacia Iniciantes também se apresentaram aos novos advogados: Cláudia Montanha Texeira, tesoureira da Caixa de Assistência; Maurício Soares de Paula Guimarães, presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-PR, e Wagner de Souza Pereira, presidente da CAI.

Pacto Global

Após o rito de juramento dos novos advogados, foram premiadas as comissões e subseções vencedoras da Campanha ODS, promovida pela Comissão do Pacto Global da OAB Paraná. A campanha foi lançada no início da gestão para buscar o engajamento das subseções e comissões da OAB na elaboração de projetos voltados à implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Entre as subseções, foram vencedores os projetos “Todos por Elas”, da OAB Palmas (1ª colocada), “Riscos da internet para adolescentes (#nãoaobullying na escola)”, da OAB Foz do Iguaçu (2ª colocada) e “Semeando Cidadania: Vivenciando a Cidadania na Escola”. Confira aqui mais informações sobre os projetos das subseções. O anúncio dos vencedores entre as subseções foi feito durante o Colégio de Presidentes de Paranavaí.

Entre as comissões, foram premiados os projetos “CMA em Prol das Mulheres na Política”, da Comissão da Mulher Advogada (1º lugar), “Audiência Virtual e Sessão de Julgamento”, da Comissão de Juizados Especiais (2º lugar) e “Mais Cidadania nas Eleições”, da Comissão de Direito Eleitoral (3º lugar). Confira aqui os projetos de todas as comissões.

As vencedoras receberam prêmios em dinheiro (R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2mil), para ser utilizado nos seus projetos. As subseções e comissões ganharam troféus e láureas pela participação.

“Para reforçar o compromisso assumido, buscar maior engajamento e criar novas estratégias para incorporação dos ODS. E para tornar realidade este desafio, bem como promover os 17 ODS e criar impacto positivo à sociedade, a Comissão do Pacto Global entendeu por formalizá-lo, regulamentando na forma de concurso, estabelecendo as diretrizes para participação e critérios para premiação”, explicou a presidente da Comissão do Pacto Global, Jaqueline Lobo da Rosa.

Direito dos Animais

Na sequência, Cássio Telles deu posse à Comissão de Proteção e Direito dos Animais, presidida pela advogada Danielle Tetü Rodrigues. É a primeira vez que esta comissão é instituída, consolidando a postura inovadora da seccional paranaense nas questões dos direitos dos animais.

“Nossa comissão vai trabalhar a proteção animal utilizando os meios do Direito”, explicou. “Os maus tratos são constantes e estão por todos os lugares, contra todas as espécies, não só animais domésticos. Vamos trabalhar contra essa prática junto à Delegacia do Meio Ambiente, à Promotoria Ambiental, nas ações judiciais, utilizando essa comissão para fazer valer a lei – a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, a Lei dos Crimes Ambientais e a Constituição Federal”, frisou.

Apresentações culturais

Finalistas do concurso Melodias e Poesias, promovido em 2020 pela Comissão de Assuntos Culturais, presidida pela advogada Carmem Parellada Nicolodi, fizeram apresentações durante a Primavera da Advocacia. O vencedor do concurso de melodias, José Jorge Tobias de Santana, foi uma das atrações, ao lado também dos advogados músicos Altair Kratzler e Pattricia Augusttynczk Cordeiro.

As apresentações musicais foram abertas pela secretária da Comissão de Assuntos Culturais, a advogada Oksana Paludzyszyn Meister, que tocou ao violino o concerto “Primavera”, da obra As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi (1678-1741), acompanhada pelo pianista Vinícius de Bruno Fabri. As poesias finalistas foram declamadas pela coordenadora de Eventos da Comissão de Assuntos Culturais, Maria Cristina Sugamosto, pela vice-presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Aieda Muheddine, e pela advogada Lucia Beloni, atual corregedora-geral do Departamento Penitenciário do Paraná. O show de um grupo de chorinho encerrou as atividades.

Vencedores da Campanha ODS

Comissões

Comissão da Mulher Advogada da OAB/PR – 1ª colocada
Nome: CMA em Prol das Mulheres na Política

Comissão de Juizados Especiais da OAB/PR Comissão de Juizados Especiais da OAB/PR – 2ª colocada
Nome: Audiência Virtual e Sessão de Julgamento

Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR – 3ª colocada
Nome: “Mais cidadania nas eleições”.

Subseções

Subseção de Palmas – 1ª Colocada
Nome: Todos por Elas

Subseção de Foz do Iguaçu – 2ª Colocada