Com apoio da OAB, PUC e TJ-PR inauguram fórum descentralizado

Foi inaugurado nesta terça-feira (5) o Juizado Especial PUC-Cajuru, fruto de uma parceria do Tribunal de Justiça do Paraná com a PUC-PR, que vai funcionar junto ao Núcleo de Prática Jurídica da faculdade de Direito da instituição. É a primeira vez que uma parceria desse tipo é firmada com uma universidade. A OAB Paraná participou dos trâmites para a instalação desse fórum e foi representada pela secretária-geral Marilena Winter durante a solenidade de inauguração. A expectativa é que cerca de 200 mil pessoas que moram no entorno sejam atendidas no fórum descentralizado.

“A OAB enaltece este projeto de parceria entre a universidade e o tribunal, ampliando o acesso da população à Justiça”, elogiou Marilena. “Além disso, será utilizada a estrutura da universidade e o ensino jurídico será aperfeiçoado com essa iniciativa”, complementou a advogada, que também é professora de Direito Civil na PUC.

A secretária-geral da OAB Paraná ressaltou ainda que a ideia é bastante inovadora por aproximar o Estado e a universidade dos cidadãos, especialmente os menos favorecidos. Além disso, segundo ela, a iniciativa contribui para a resolução do problema do grande volume de processos no primeiro grau de jurisdição.

O secretário-geral adjunto da OAB Paraná, Alexandre Quadros, participou das discussões junto à 2ª vice-presidência do TJ-PR para a instalação do Fórum Descentralizado. Ele relembra que a Ordem contribuiu para viabilizar os trâmites necessários para que o local pudesse atender essa demanda, como adequações no aspecto urbanístico.

Quadros considera o novo braço do TJ no Prado Velho estratégico, pois agrega localização, estrutura da universidade, oportunidade de aprendizado para os estudantes e mais capilaridade para os advogados. “Essa descentralização vai atender uma região relevante da cidade que estava desassistida nesse aspecto. E os advogados têm mais um local onde vão poder atuar. Muitos profissionais estão até se regionalizando com os fóruns descentralizados”.