Com aporte da seccional, OAB Guarapuava planeja reforçar comunicação institucional

A OAB Guarapuava obteve aprovação da seccional para o projeto que vai integrar o Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex), que permite o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses, com maior maior autonomia para a gestão, e que a partir dos próximos editais integrará também valores decorrentes da economia que as subseções fizeram com a melhor gestão de pessoal.

A proposta consiste em investir na comunicação institucional da subseção como ferramenta de gestão estratégica. Para tanto, será contratada uma empresa que preste serviços de formação de pessoas, consultoria e mentoria, formação neurolinguística, workshop e treinamento, de modo a capacitar a equipe e os gestores para aprimorar a comunicação das realizações, ações e programas da subseção. Em entrevista, a presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, fala sobre o projeto viabilizado pelo Proex.

A subseção avançou rapidamente na formulação do projeto. Como foi o processo de elaboração da proposta?

Os projetos foram formulados a partir de demandas da subseção, das necessidades vivenciadas no dia a dia. Os projetos aprovados visam o aprimoramento da comunicação e da liderança institucional. Havia a necessidade de acompanhamento de profissionais com experiência nessas duas áreas para a implementação de novas ideias e ampliação das atividades existentes.

Como a diretoria da OAB Guarapuava avalia o impacto desse investimento da seccional?

O investimento financeiro da seccional é substancial e o impacto é positivo, com reflexo direto nas atividades diárias da subseção. Além desse importante aporte financeiro, a participação e acompanhamento de setores da OAB Paraná fortalecem a execução dos projetos na subseção.

Qual o impacto do projeto escolhido para a advocacia local?

Temos dois projetos em andamento, ambos como ferramentas de gestão estratégica. O projeto de comunicação, com impacto direto na advocacia local, pois a subseção estará mais ativa nos seus canais de comunicação, inclusive diversificando as abordagens conforme o assunto tratado. A comunicação institucional vai além da informação propriamente dita e nosso objetivo é explorar ao máximo os canais que dispomos e atividades que realizamos atualmente. Outro projeto é de liderança institucional e através do conhecimento compartilhado por profissional da área temos como objetivo formarmos uma liderança moderna, coesa, colaborativa e comprometida com a nossa missão institucional.

Quais ações da subseção estão em curso para elevar o grau de engajamento da subseção com a advocacia local?

Estamos realizando o diagnóstico da nossa comunicação institucional e do nosso público alvo, bem como o levantamento de todas as ações em andamento. Com essas informações estamos reformulando a nossa publicidade. O objetivo é mostrarmos todas as atividades realizadas, todos os advogados e advogadas que trabalham voluntariamente e o resultado prático obtido.

A sede da subseção é nova e moderna. Como a advocacia local tem utilizado o espaço?

Diariamente muitos advogados e advogadas circulam na sede, seja para a utilização dos escritórios compartilhados, para a participação de reuniões de comissões temáticas e eventos. Também nossa área administrativa está à disposição para prestar serviços necessários à advocacia e a sociedade. Nossa sede é ampla e confortável, compatível com a atual demanda da OAB Guarapuava.