Com primeira agência Sicoob, OAB Paraná inaugura o cooperativismo na advocacia paranaense

A OAB Paraná inaugurou nesta quinta-feira (15), na sede da seccional, a primeira agência paranaense do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) para a advocacia. O objetivo é disseminar o cooperativismo entre os advogados e advogadas por meio de um atendimento personalizado que contemplará, entre outros benefícios, linhas especiais de crédito e de incentivos aos escritórios para aquisição de software e de equipamentos.

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, abriu a solenidade, agradecendo a participação dos diretores da seccional e da CAA-PR, dos conselheiros, presidentes de subseções, representantes da diretoria e do Conselho do Sicoob, presentes no auditório ou acompanhando virtualmente a cerimônia. Também participaram o presidente da seccional catarinense, Rafael Horn, diretores da OAB e da Caixa de Assistência de Santa Catarina, estado onde o Sicoob Advocacia nasceu e está presente há mais de 15 anos.

Cássio Telles ressaltou a união das seccionais para implementar a cultura do cooperativismo e fortalecer uma parceria que trará muitos benefícios à advocacia paranaense. Juntas, a OAB-PR e a OAB-SC representam mais de 10% da advocacia brasileira, com 130 mil advogados. “O que nos levou a firmar a parceria com o Sicoob, além da proximidade que temos, foi o que nos trouxeram de mensagem. É uma cooperativa para os advogados e que trata os advogados como eles devem ser tratados, com respeito, com toda a dignidade. Esse é o espírito, estamos todos nós somando as forças da advocacia”, afirmou Telles. O presidente também fez um agradecimento especial ao advogado Emerson Fukushima, que idealizou e trabalhou no projeto de implantação do cooperativismo na OAB Paraná.

O presidente da OAB Santa Catarina, Rafael Horn, que participou da formação da cooperativa catarinense e chegou a presidir o Sicoob Advocacia por quatro anos a partir de 2013, afirmou que a sua instalação no Paraná representa um novo ciclo do cooperativismo de crédito no âmbito da advocacia, na medida em que deixa de ter uma identidade catarinense para ganhar uma identidade nacional.

“A OAB Paraná é uma referência, e o presidente Cássio Telles para mim é uma inspiração. Ao ver a Sicoob Advocacia no Paraná, sinto como se um pai estivesse dando o aval para o trabalho de um filho”. comentou Horn. “ A Ordem tem muitos pilares – o sistema de prerrogativas, assistência em saúde com a CAA-PR, previdência com a OABPrev, capacitação com a ESA. Faltava ter a nossa instituição financeira, criada e gerida por advogados”, observou.

Segundo Horn, a cooperativa contabiliza hoje R$ 144 milhões em operações de crédito. Em 2020, ano da pandemia, foram concedidos R$ 17 milhões de crédito emergencial aos advogados de Santa Catarina. Em média, foram R$ 50 mil por advogado.

O diretor presidente do Sicoob Advocacia, Gaspar Laus, agradeceu a confiança da OAB Paraná. “Plantamos aqui uma semente. Há um ano começamos uma caminhada que nos trouxe a este momento. O cooperativismo é o futuro de todos nós”, afirmou.

Apoio

O diretor tesoureiro da seccional, Henrique Gaede, destacou que o cooperativismo vai trazer apoio financeiro ao advogado, serviços e produtos específicos para o seu exercício profissional. “O que pretendemos é desenvolver produtos dos quais o advogado possa lançar mão para exercer a sua atividade”, disse.

A presidente da Caixa de Assistência de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, ressaltou que a união entre o Paraná e a seccional catarinense trará muitas facilidades para a advocacia paranaense. “Sou fã da nossa cooperativa, da credibilidade da nossa instituição, que está em excelentes mãos. Espero que a advocacia local conheça o cooperativismo e que essa parceria seja permanente”, declarou.

Representando a CAA-PR, o vice-presidente Nelson Sayhun disse acreditar na grande adesão da advocacia. “A OAB entrega um presente num momento muito especial. Em tempos difíceis, algumas empresas se retraem. Aqui fazemos diferente. Com essa parceria com o Sicoob estamos crescendo”, destacou.

Após a cerimônia no auditório, os presentes se dirigiram ao local onde foi instalada a primeira agência do Sicoob Advocacia, para a inauguração oficial com corte de fita e descerramento da placa. A diretoria do Sicoob entregou moções de agradecimento aos diretores da OAB Paraná.