Começa o II Colégio de Presidentes de Subseções em Cianorte

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu nesta quinta-feira (28) o II Colégio de Presidentes de Subseções, realizado em Cianorte. Estiveram presentes todos os integrantes da diretoria da seccional: o vice-presidente, Fernando Deneka, o secretário-geral, Henrique Gaede, a secretária-geral adjunta, Roberta Santiago, o diretor-tesoureiro, Luiz Fernando Casagrande Pereira, a diretora de Prerrogativas, Marion Bach, e a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério.

Compareceram ao encontro o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, os conselheiros federais José Augusto Araújo de Noronha e Rodrigo Rios, e o ex-presidente da seccional, Cássio Telles.

Também compuseram a mesa de abertura o presidente da Caixa dos Advogados do Paraná, Fabiano Baracat, a coordenadora geral do Colégio de Presidentes Maressa Melati, o ouvidor-geral da OAB Paraná, Cleverson Gusso, e o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz.

“Com muita alegria e muito orgulho dessa sede tão bonita, abrimos o Colégio de Presidentes. Fizemos uma pauta que atende alguns dos principais temas que temos para debater dentro do tempo de que dispomos”, disse a presidente da seccional.

O presidente da subseção de Cianorte, André Brianese, deu as boas-vindas aos participantes do evento. “É uma grande alegria poder realizar aqui, pela primeira vez, um colégio de presidentes nos mais de 30 anos da OAB Cianorte. Além da inauguração dessa sede, teremos a presença do presidente Beto Simonetti, pela primeira vez um presidente do Conselho Federal vem à nossa subseção”, disse. “Foi árduo o trabalho para recebê-los aqui, mas realizado com muito carinho, esmero e dedicação, para que vocês tivessem momentos ímpares na nossa querida Cianorte, capital do vestuário, capital da moda”, concluiu Brianese.

Integração

Marilena ressaltou um dos pontos prioritários para esse triênio. “Nessa gestão, a ideia é de integração, todos somos uma rede, porque a nossa advocacia é una, todos espalhados pelo território do estado. Independentemente de onde estamos, as nossas qualidades são as mesmas, os nossos desafios são os mesmos”, disse a presidente.

O vice-presidente da seccional apresentou o Programa Paraná Integrado, que vai possibilitar aos presidentes de subseção acompanhar como está o andamento das demandas que eles apresentam. “De uma forma integrada e compartilhada, todos os presidentes podem saber como estão seus pedidos”, explicou Deneka. Ele também esclareceu que há outra iniciativa em andamento, em que serão realizados eventos em todas as regiões do estado a fim de debater temas de mais relevância para a advocacia.

“Quando a presidente Marilena fala em integração, ela fala em integração total, não só de todos que pertencemos à ordem, mas também com os institutos afins, em todas as iniciativas que beneficiem a advocacia”, disse o presidente do IAP em sua saudação inicial.

Pautas de destaque

A presidente da seccional fez uma breve exposição sobre assuntos de destaque na pauta recente da OAB Paraná.

Honorários e Precatórios

Marilena relatou os esforços que estão sendo feitos em relação aos honorários advocatícios destacados nos precatórios. “Temos uma força tarefa, liderada pelo vice-presidente do Conselho Federal, Rafael Horn. Já conversei com o presidente do TRF-4, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, com o ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e já tenho agendada uma audiência com o ministro Sérgio Kukina. A OAB Paraná uniu forças com outras seccionais do sul. E no dia 2 de agosto o assunto será levado a discussão no Conselho da Justiça Federal”, disse a presidente.

TJ-PR

Em relação ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Marilena informou que um novo concurso para magistrados foi anunciado. A presidente da seccional também citou que, além do processo já aberto para formação de lista sêxtupla do quinto constitucional para a corte, será lançado um edital para outra vaga que ficará em vacância em decorrência da aposentadoria da desembargadora Rosana Fachin.

Marilena também mencionou que a Ordem segue fazendo esforços para o retorno presencial e para que a advocacia tenha possibilidade de participar de atos presenciais conforme suas necessidades e possibilidades.

6º Ano

O Programa 6º Ano, voltado à jovem advocacia, foi outro tema abordado. “Tivemos um feedback maravilhoso! Cada um de nós da diretoria se envolveu muito e está repercutindo muito bem com a nossa advocacia iniciante. No Brasil inteiro está fazendo sucesso”, contou a presidente. Nos primeiros 14 dias após o lançamento, mais de 2 mil usuários únicos acessaram o site do programa, que, no total, teve mais de 30 mil de visualizações nesse período. “Essa foi uma das nossas propostas para a gestão e já conseguimos executar!”, ressaltou Marilena.

Combate às fake news

A Campanha de Combate à Desinformação foi citada pela presidente da OAB Paraná como importante passo no atual momento que o país vivencia. “Aderimos à campanha do TSE no enfrentamento às fake news. As circunstâncias deram projeção ao nosso evento de lançamento. Inaugurou-se um período de grande impacto. E esse evento gerou repercussão em nível nacional e internacional, com o posicionamento da OAB sem pender nem para um lado, nem para o outro, em defesa da democracia”, disse a presidente. “É uma preocupação muito grande. A OAB precisa fazer esse papel e com a credibilidade que a nossa entidade tem”, finalizou.