Comissão da Mulher Advogada apresenta Pacto Global da ONU

 

A Comissão da Mulher Advogada apresentou o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) aos membros das demais comissões da OAB Paraná, convocando-os a se engajar nos propósitos da iniciativa. O pacto visa mobilizar entidades a fomentar ações de promoção da cidadania e do crescimento sustentável. A OAB Paraná foi a primeira Seccional a aderir ao pacto, em setembro de 2015.

“Queremos convidar cada um de vocês para pensar e refletir sobre o tema. A adesão da OAB figura um importante passo para expressarmos publicamente nossos princípios por uma sociedade mais sustentável”, afirmou a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Luciana Sbrissia.
 
De acordo com Luciana, ao aderir ao pacto, a Seccional se comprometeu a adotar condutas colaborativas nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. “Cabe a todos nós adotarmos ações em consonância com esses princípios. Com isso, a OAB reforça os seus valores institucionais e os compromissos perante a sociedade”, destacou.

Luciana explicou que ficará a cargo da Comissão da Mulher Advogada reportar as ações da OAB Paraná ao COE (Communication on Engagement), elaborando a cada dois anos um relatório a ser submetido e publicado no site da ONU.

 “Como signatários temos compromissos e um deles é desenvolver ações em observância aos dez princípios propagados pelo pacto, com foco também na promoção da cidadania e na sustentabilidade”, destacou o presidente José Augusto Araújo de Noronha.

Noronha lembrou que o parecer que embasou a adesão da OAB Paraná foi elaborado pela presidente da CMA, Luciana Sbrissia Bega. “Quero enfatizar a abrangência do parecer. Lá, a CMA destaca a importância da equidade de gênero, sua repercussão na sociedade e como ela converge com os princípios propagados pelo Pacto Global da ONU”, disse.

O presidente da Seccional também conclamou os presidentes e membros de comissões a aderirem e colaborarem com a iniciativa. “Aqui, a mulher advogada vem em contínua e permanente evolução. Não por benesse de gênero, mas por reconhecimento profissional. A participação da OAB deve ser completa, envolvendo todos os setores e todas as comissões”, disse. 

Diretor jurídico da Itaipu, uma das patrocinadoras do evento, o advogado César Zilliotto, destacou a importância de se discutir a questão de gênero.  “O campo do debate sobre a mulher foi talvez a maior revolução social do ponto de vista de comportamento nas últimas décadas, mas vemos que ainda não foi o suficiente. Temos muito que evoluir, até porque quando falamos de valorização das advogadas estamos falando da valorização da advocacia”, disse.

A gerente da Coordenadoria da Gestão de Sustentabilidade da Copel, Marilene Bescrovaine, e a coordenadora de sustentabilidade do ISAE/FGV, jornalista Gabriella Pita, apresentaram a experiência das instituições com o Pacto Global da ONU.

Saiba quais são os dez princípios do Pacto Global da ONU: http://goo.gl/5TYeiF

 

 

 

Leia mais

Equidade de gênero nos espaços de poder em debate na OAB Paraná

Advogadas e empresárias que exercem funções de comando em grandes empresas e instituições compartilharam suas experiências e trajetórias Leia mais aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *