Comissão da OAB Paraná participa de Congresso Nacional de Direito Marítimo em Santa Catarina

O advogado Leandro Alberto Bernardi, presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da OAB Paraná, participou do congresso nacional sobre o tema realizado em Santa Catarina nos dias 26 e 27 de agosto. Bernardi presidiu a mesa do painel que tratou de tópicos especiais de Direito Marítimo, no campo da responsabilidade civil. O debate a moderação do advogado Renã Margalho, da OAB-PA e contou com as participações de Godofredo Mendes Viana (OAB-RJ), de Eliane Octaviano Martins (OAB-SP), de Paulo Henrique Cremoneze (OAB-SP) e de Luiz Felipe Galante (OAB-RJ).

“Foi um evento de organização primorosa e impecável por parte de nossa coirmã da OAB-SC, comissão presidida pelo Dr. James Winter. O encontro de Florianópolis foi a nona edição do congresso nacional, realizado anualmente. A quarta, em 2015, foi sediada em Curitiba. No próximo ano será em Salvador. O objetivo é discutir assuntos que se destacam no cenário da comunidade marítima, portuária e aduaneira, seja por sua controvérsia, novidade, ou solução dada a determinada questão. Do debate participam os maiores estudiosos do tema no país, bem como autoridades do Judiciário e do Executivo. Assim, o congresso proporciona troca de experiências também entre os operadores do Direito e outros interessados no tema, sejam da iniciativa pública ou privada”, relata Bernardi.

No painel por ele conduzido tratou-se, entre outros temas, de questões relativas a convenções internacionais, arbitragem e danos ambientais. “Foi uma oportunidade de aprofundamento de estudo com os luminares palestrantes, aos quais reverencio e agradeço pelo privilégio de com eles compartilhar a mesa. Rendo também homenagens à comissão da OAB Paraná, que conseguiu se fazer presente nas pessoas de Melina Gonçalves Gimenez Hidalgo, Ana Paola Ghizoni de Macedo, respectivamente vice-presidente e secretária da comissão. Também estiveram no congresso Analice Castor de Mattos, Daniele Cristina Bonete, Larissa Gonçalves Costa Cunningham, Marcus Vinicius Freitas dos Santos, Maicon Carlos Borba, Eduardo Carlos de Oliveira e, como convidado, Acyr Correia Neto.