Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná toma posse no Museu Paranaense

A Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná tomou posse nesta quinta-feira (30), durante solenidade realizada no Museu Paranaense.  A presidente nesta gestão é a advogada Carmen Iris Parellada Nicolodi, com Aurélio Cancio Peluso como vice-presidente, e Oksana Paludzyszyn Meister como secretária. A diretoria da seccional foi representada pela vice-presidente, Marilena Winter.

A solenidade foi marcada por uma apresentação de violino, feita por Oksana. Ela tocou Inverno, de Vivaldi, e Jesus, alegria dos homens, de Bach.

“Já acompanhei várias posses de comissões, mas essa é indescritível, vai ser histórica”, disse a vice-presidente da OAB Paraná, ao cumprimentar a comissão “pela feliz escolha” do local. “O direito tem que estar muito perto da realidade sobre a qual ele se debruça”, acrescentou.

“Nessa comissão, foi possível inovar no sentido de se vislumbrar um papel diferente da própria OAB. Esse olhar foi determinante para que pudéssemos avançar em alguns debates, sobre direitos fundamentais, sobre as pessoas”, observou Marilena. “Há uma riqueza muito grande nessa comissão e uma possibilidade de enriquecimento cultural da própria OAB”, disse destacando ações da comissão, como trazer parte da Bienal de Curitiba para a sede da seccional.

“Imaginei que até a posse deveria ser algo inovador. Essa gestão demanda criatividade para superar os desafios”, disse a presidente da comissão, que também enfatizou a necessidade de se dar espaço aos artistas e à estrutura cultural local. ”Vamos valorizar o que é nosso, por isso o museu Paranaense, que também está de portas abertas para outros eventos da OAB, conforme a diretoria me comunicou”, disse.

Carmen também destacou alguns dos projetos para essa gestão, como os concursos de chefes de cozinha, que serão realizados nas subseções onde há espaço de convivência e o “maior desafio”, que será a bienal durante o segundo semestre.

Multidisciplinar

Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, que presidiu a comissão na gestão anteriormente, ao longo de 12 anos ressaltou o preparo da nova diretoria, que foi se construindo ao longo do tempo e a importância de a composição do grupo ser bastante diversificada. “Cada um tem uma história e elas se complementam. Acaba sendo uma equipe multidisciplinar”, disse Vidal, que atualmente é vice-presidente Comissão de Cultura e Arte do Conselho Federal. Ele  também destacou o impacto da comissão na advocacia e na sociedade. “O olhar diferenciado do advogado ao tema faz toda diferença, pois contribui tanto para formação artística da advocacia, quanto em relação às normas que tratam do assunto”, pontuou.
Vidal lembrou ainda que o Paraná foi vanguarda no assunto. “Demos pontapé no Brasil, a primeira comissão de assuntos culturais e que levou à criação, em nível nacional, da Comissão de Cultura e Arte”.

“A Comissão de Assuntos Culturais, nesse momento pelo qual o pais passa é imprescindível”,  disse Peluso. “Sempre vou lutar pela cultura dos advogados. Que possamos fazer dessa comissão um lugar seguro para todos os que vierem procurar guarida na OAB”, concluiu o vice-presidente da Comissão de Assuntos Culturais da seccional.

Comunidade artística

A secretária da comissão agradeceu a oportunidade de participar. “Sei o quanto é difícil para a classe artística conseguir apoio. Agradeço a oportunidade de participar”, declarou Oksana.

A posse foi prestigiada por Jackelyne Veneza, diretora do Centro de Artes da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). “Comecei a acompanhar o trabalho da comissão a convite da Carmen. É muito importante que a OAB tenha uma comissão como essa. A nós da Embap, interessa muito a questão dos direitos e deveres em nossa área, e termos pessoas com quem podemos trocar ideias no meio acadêmico é fundamental”, disse Jackelyne.