Comissão de Estudos sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial toma posse

Tomou posse na tarde desta terça-feira (7/5) a Comissão de Estudos sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial, presidida pelo advogado Ubirajara Costódio Filho, e composta ainda pelo vice-presidente Marco Antônio Guimarães e por mais 21 membros (veja aqui).

A sessão contou com a presença da vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, que enalteceu o importante papel que as comissões desempenham na OAB. “Não há trabalho possível sem a cooperação das comissões. Todos somos a gestão da OAB.  Esta comissão é de sua importância, uma vez que não podemos mais falar em gestão sem compliance, sem sistemas de controle interno”, frisou.

Para Costódio, a atual gestão acerta ao designar a composição da comissão desde o início do triênio, permitindo aos membros tempo hábil para realizar um trabalho consistente sobre os temas de sua competência, que estão na ordem do dia no Brasil desde a instauração da Operação Lava-Jato. Ele também destaca como aspecto positivo a adoção do Regimento que servirá como norte para a atuação da comissão.

O presidente da comissão pretende marcar ainda para este mês uma reunião de trabalho para estabelecer o planejamento anual, as subcomissões e os grupos de trabalho.  “A matéria da comissão tem grande afinidade com a atuação da Ordem ao longo da história. A advocacia está sempre atenta às questões políticas e pronta a defender a probidade e a transparência. Exemplo disso foi o lançamento do movimento ´O Paraná Que Queremos´na gestão do presidente José Lúcio Glomb”, destacada Costódio.