Comissões da OAB realizam coleta de resíduos eletrônicos na sede da OAB Paraná

As Comissões do Pacto Global e de Direito Ambiental da OAB Paraná, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados e a ONG E-letro, promoveram nesta quinta-feira (29) a coleta de 1,5 tonelada de resíduos eletrônicos. Foram recolhidos itens como computadores, monitores, televisores, rádios e equipamentos de som, aparelhos de telefone e celulares, aparelhos de fax, impressoras, câmeras fotográficas, CDs, entre outros.

“A iniciativa tem por objetivo a conscientização de que todos devem fazer sua parte e encaminhar os resíduos eletrônicos para a destinação final adequada. Assim se evita a destinação incorreta para lixões e aterros e se preserva o meio ambiente”, destaca a  presidente da Comissão de Direito Ambiental, Patrícia Pellanda.

A presidente da Comissão do Pacto Global, Jaqueline Lobo da Rosa, frisa que além de contribuir para a sustentabilidade, a ação gera trabalho e renda para famílias que selecionam e revendem os materiais coletados. Dos dispositivos eletrônicos, é possível retirar vidro, plástico, cobre e fiação, que podem ser reaproveitados.

“Os equipamentos que podem ser reaproveitados são consertados e doados para entidades sem fins lucrativos”, explica. “Com essa iniciativa, portanto, a OAB está ajudando não só o meio ambiente, mas também auxilia na geração de emprego”, pontua Jaqueline.

A ação das comissões e da CAA-PR vai ao encontro das propostas do Pacto Global da ONU, do qual a OAB Paraná é signatária deste 2016. “A iniciativa desenvolve na prática os princípios 7, 8 e 9 do Pacto Global e também contempla uma série de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como as parcerias, educação, consumo responsável, vida terrestre e vida na água”, afirmou Jaqueline.

Está em estudo uma ação de coleta permanente de resíduos na OAB Paraná.

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Confira os outros princípios:

www.pactoglobal.org.br/10-principios