Comissões de Direitos Humanos acompanham manifestações contra o racismo no Paraná

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB Paraná acompanhou de perto as manifestações contra o racismo e a violência e pró-democracia realizadas na tarde de domingo (7/6), diante do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Diferentemente dos atos ocorridos na terça-feira passada (2/6), os protestos ocorreram de forma pacífica, sem maiores incidentes — sete manifestantes foram detidos com drogas e um por portar um punhal. No fim da tarde, parte do grupo seguiu em caminhada até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Os membros da CDH orientaram os ativistas sobre o direito de expressão e sobre a importância de que seja sempre exercido de modo pacífico.

Em Londrina, a concentração de ativistas ocorreu no calçadão, em frente à Praça da Bandeira, e foi acompanhada pelas comissões de Direitos Humanos e de Promoção da Igualdade Racial e Minorias da subseção. Esta última, por meio de nota divulgada na sexta-feira (5/6), manifestou seu repúdio a atos de racismo e discriminação e se solidarizou com a luta pautada por serenidade, urbanidade e civilidade (veja na galeria de imagens). A Comissão de Direitos Humanos  da subseção, por sua vez, lembrou, também por meio de nota pública, que diante da pandemia de Covid-19, o momento não é o ideal para a realização de qualquer tipo de aglomeração, mas que “a Constituição Federal garante a
todo cidadão e cidadã brasileiros o direito de manifestar seu pensamento livremente, sendo
vedada a restrição a este direito, inclusive pelo Estado”. A nota também destacou que a segurança pública deve ser garantida pelo Estado e “jamais por cidadãos armados”.

Em Umuarama o protesto foi feito com uma carreata, após a concentração em frente ao Lago Aratimbó. Em Maringá, os manifestantes deitaram-se no chão, em referência à morte de George Floyd, ocorrida em Minneapolis no fim de maio. Atos semelhantes, também de caráter pacífico, foram registrados ainda em Ponta Grossa, no Parque Ambiental, e em Foz do Iguaçu, na Praça da Paz. “Parabenizo o presidente da CDH, por meio de seu presidente, Nilton Ribeiro de Souza, o diretor Alexandre Salomão e o conselheiro Anderson Ferreira, que nos ajudaram nesse trabalho de cidadania. Agradeço também a todos os que se dedicaram à essa tarefa nas subseções”, destacou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.