Comissões se unem na campanha “Cultura Solidária”

Seis comissões da OAB Paraná – da Advocacia Iniciante (CAI), de Assuntos Culturais, de Inovação e Gestão, de Defesa dos Honorários Advocatícios, do Pacto Global e de Propriedade Intelectual –se uniram para lançar a campanha “Cultura Solidária”, com o objetivo ampliar uma ação da CAI já em curso com a entrega de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade ou de rua. A proposta é distribuir também livros e artigos de higiene pessoal, de modo a contribuir para o resgate da dignidade da pessoa humana.

Para as comissões, o atípico ano de 2020 impõe à sociedade civil organizada o dever de desenvolver ações para mitigar os efeitos da pandemia de covid 19, ampliar a empatia e principalmente restaurar a dignidade de cidadãos mais vulneráveis. “A leitura é uma forma de abrir novas oportunidades. Por isso queremos agregar aos jantares já realizados mensalmente pela CAI, a entrega de livros e material de higiene pessoal.  Em um segundo momento, queremos atuar junto à Prefeitura Municipal de Curitiba para que possamos indicar os locais onde outros títulos possam ser obtidos”, explica Wagner Maurício, presidente da CAI.

A iniciativa se alinha a diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 do Pacto Global da ONU: erradicação da pobreza; fome zero; educação de qualidade; redução das desigualdades.

Ampliação

A campanha terá ainda uma terceira fase, em que se buscará oferecer livros em pontos específicos da cidade, estimular a troca de obras nas bibliotecas de ONGs, em locais indicados pela prefeitura e até em pontos estabelecidos pelo projeto. Além disso, as comissões querem estender a implementação a diversas outras cidades do Paraná, com a arrecadação de itens em todas as subseções e distribuição dirigida à comunidade local.

A campanha conta com contribuições de toda a advocacia para arrecadar livros, escovas de dentes, creme dental, sabonetes; roupa íntima nova (cuecas, calcinhas e meias), máscaras e álcool em gel. Para a ação inaugural, em dezembro, serão arrecadados livros novos de literatura brasileira.

O material pode ser entregue nas sedes da OAB Paraná:

Sede Francisco Accioly Neto: Rua Brasilino Moura, 253, Ahú – Curitiba-PR

Edifício Maringá: Rua Cândido Lopes, 146, Centro – Curitiba-PR