Comitê “De olho na transparência” fará campanha para estimular população a acompanhar dados públicos

Para estimular os paranaenses acompanhar os orçamentos e investimentos do governo do estado, dos municípios e de outras instituições públicas, o Comitê “De olho na Transparência” vai trabalhar na divulgação de dados e dos endereços dos portais em materiais que serão divulgados pelos sites e redes sociais das instituições que compõem o grupo — a OAB Paraná, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no estado do Paraná (Sescap-PR). O comitê conta ainda com o apoio técnico do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. A decisão foi tomada na reunião realizada na manhã desta terça-feira (28/5), na sede da OAB Paraná.

O Comitê De Olho na Transparência foi instituído por ato cooperativo entre as instituições, em 6 de maio de 2015. Cada instituição participante indicou de três a cinco profissionais, que se reúnem mensalmente para analisar as informações divulgadas pelos órgãos públicos nos portais da transparência. O grupo, composto por advogados, contadores, economistas e auditores, atua monitorando o acesso e a qualidade das informações prestadas pelos portais de transparência de todo o Paraná, com o olhar da sociedade civil organizada.

“Tenho grande carinho pelo comitê, iniciado na gestão 2013-2015, na esteira do clamor social por mais transparência. O trabalho avançou bastante e agora é momento de aproximarmos mais a sociedade dos dados que podem ser conhecidos graças à Lei de Informação”, afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

No Paraná a Lei de Acesso à Informação é um dos frutos do movimento O Paraná Que Queremos, deflagrado pela OAB Paraná na gestão do presidente José Lúcio Glomb, na esteira das denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV com a série Diários Secretos. As reportagens apontaram desvio de verbas por meio de atos secretos publicados pelo legislativo estadual. “Temos, portanto, um vínculo forte com a defesa da transparência. É preciso que usemos melhor os dados disponíveis e que estimulemos a cultura da fiscalização das contas públicas por toda a sociedade”, completou Telles.

Também participaram da reunião: Allan Lukas Jucovski e Gilson Strechar, representando o Sescap-PR; Gilberto Coelho de Miranda Júnior e Celso Bernardo, do Corecon-pr; João Eloi Olenike, pelo CRC-RP e pelo IBPT; Maíra Ferreira e os advogados Laerzio Chiesorin Junior, Mariane Yuri Shiohara Lubke, Lenita Marcelino da Silva Prestes e Sabrina Felipe Arcoverde, pela OAB Paraná.

Para conferir os dados relativos ao governo estadual, acesse o Portal da Transparência do Governo do Paraná.