Comitiva da OAB Paraná participa da instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Curitiba

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) oficializou nesta quinta-feira (19/2) a instalação da Procuradoria da Mulher. Participaram da cerimônia a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; Ananda Puchta, presidente da Comissão Diversidade Sexual e de Gênero e Camila Lucchese, membro da Comissão da Mulher Advogada. O convite às advogadas partiu da vereadora Maria Letícia Fagundes.

A primeira procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba será a vereadora Julieta Reis, tendo Maria Leticia e Noemia Rocha como procuradoras adjuntas. “Vamos incentivar que as mulheres ocupem espaços de liderança, buscar mais representatividade na cena política e lutar contra a impunidade nos casos de violência. Faço uma lembrança Bertha Lutz, reconhecida historicamente como a principal líder brasileira na luta da mulher por direitos políticos. Fica aqui a nossa homenagem”, afirmou Julieta Reis.

A criação da Procuradoria da Mulher foi aprovada em maio, a partir de uma proposta de Maria Leticia, endossada pelos demais 37 parlamentares. Na Câmara Federal a iniciativa existe desde 2009, estando presente também no Senado e em diversas câmaras municipais e assembleias legislativas do país. Na CMC, as titulares deverão ser indicadas pela presidência do Legislativo, no início de cada gestão da Mesa Diretora. Na Assembleia Legislativa do Paraná a procuradora da Mulher é Cristina Silvestre.