Comitiva de Mandaguaçu pleiteia nova unidade jurisdicional para a Comarca

Uma comitiva integrada pelo vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e representantes da Comarca de Mandaguaçu se reuniu nesta terça-feira (30/05) com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, para pleitear a criação de uma nova unidade jurisdicional, que contemple a Sala da OAB e o Tribunal do Júri. O grupo também pleiteou a instalação de uma nova Vara e a designação de mais um magistrado e um promotor.

Integraram o grupo o advogado João Bruno Dacome Bueno, presidente do Conselho de Segurança de Mandaguaçu e representante da OAB Paraná na Comarca; a juíza da direito do Foro Regional de Mandaguaçu, Aline Koentopp; a promotora de Justiça do Foro Regional de Mandaguaçu, Simone Paim; o prefeito municipal de Mandaguaçu, Maurício Aparecido da Silva; e representantes de São Jorge do Ivaí e Ourizona, cidades abrangidas pela jurisdição de Mandaguaçu.

De acordo com João Bruno Dacome Bueno, a estrutura atual do judiciário na cidade não comporta a demanda. “A comarca de Mandaguaçu foi a terceira cidade que mais cresceu no Paraná, segundo o Censo 2022. Temos mais de 30 mil habitantes, e a nossa estrutura não está suportando isso. Não temos tribunal do júri, sala da OAB, não temos condições de acomodar um novo juiz”, esclareceu, pontuando que ao longo de 2022 foram ajuizadas 3.507 novas ações perante o Foro Regional de Mandaguaçu.

“Apesar de ser uma comarca de entrância final, que abrange também as cidades de São Jorge do Ivaí e Orizona, Mandaguaçu é a única no Paraná que não tem dois juízes e dois promotores. A designação de mais um juiz vai agilizar o andamento dos processos, aprimorar a prestação jurisdicional. A instalação do novo fórum também é essencial, para que a advocacia possa exercer de maneira digna o seu ofício. Melhores instalações irão beneficiar a todos”, defendeu Bueno.

O pleito tem o apoio da OAB Maringá, presidida pelo advogado Eder Fabrilo Rosa. Também estiveram presentes na sessão o prefeito municipal de São Jorge do Ivaí, Agnaldo Guimarães; o delegado Valdir Samparo; o deputado estadual Tiago Amaral; o secretário de Segurança Pública de Mandaguaçu, Alessandro Mansano; o presidente da Câmara Municipal de Mandaguaçu, Fabrício Martelozzi; o presidente do Sindicato Rural de Mandaguaçu, Francisco Nascimento; o juiz auxiliar Marcos Christo e o representante do DEPLAN, Vinícius Lopes.