Confira a íntegra do discurso de posse da vice-presidente Marilena Winter

Excelentíssimo Senhor Cláudio Lamachia, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, ao cumprimentá-lo, peço vênia para também saudar todos os dirigentes de Ordem brasileiros que hoje nos honram com suas presenças;

Excelentíssimo Senhor, e querido amigo da advocacia, Cássio Lisandro Telles, Presidente da OAB Paraná, em seu nome cumprimento todos os empossandos desta noite, desejando-lhes coragem e determinação para a gestão 2019-2021 na OAB e na Caixa de Assistência dos Advogados;

Excelentíssimo Senhor José Augusto Araújo de Noronha, sempre presidente da OAB Paraná e Diretor Tesoureiro do Conselho Federal da OAB, em seu nome cumprimento todos os integrantes da gestão da OAB e da Caixa de Assistência dos Advogados que se encerra, parabenizando pelo excepcional trabalho realizado;

Excelentíssimo Senhor Darci Piana, Vice-governador do Paraná, em seu nome saúdo todas as autoridades dos três poderes das esferas municipal, estadual e federal aqui presentes,

Excelentíssima Senhora Edni de Andrade Arruda, medalha Vieira Netto, Conselheira Federal, em seu nome saúdo todas as mulheres;

Demais autoridades integrantes da mesa, que muito nos honram com suas ilustres presenças nesta data especial para a advocacia paranaense;

Caríssimos ex-presidentes, aos quais saúdo em memória do inesquecível José Cid Campêlo, que há poucos dias nos deixou;

Excelentíssimas Senhoras Advogadas e Senhores Advogados;

Queridos amigos e familiares;

É uma honra muito grande ocupar a vice-presidência da OAB do Paraná, porque é grande o orgulho de ser advogada e, maior ainda, uma advogada paranaense, o que digo com o mais profundo respeito a toda a advocacia brasileira.

Desde logo, registro o sincero agradecimento a essa advocacia aguerrida e guerreira do Paraná, que aqui nos colocou: o Cássio Telles, o Rodrigo Rios, a Chisthyanne Regina Bortolotto, o Henrique Gaede, o Alexandre Salomão e a mim. Também reafirmo nosso compromisso público de empenhar desmedido esforço para bem cumprir a missão que nos é confiada, de uma gestão transparente, empreendedora, corajosa, amiga das causas justas e inimiga, desde logo declarada, de qualquer ato que atente contra a democracia, as liberdades e o Direito.

Gratidão à memorável diretoria acompanhada dos queridos colegas que se tornaram amigos leais José Augusto Noronha, Airton Molina, Alexandre Quadros, Fabiano Baracat e que hoje se despede.

A Justiça, a Solidariedade, a Fraternidade e a Sororidade; a Coragem, a Advocacia; irmãs da Paz, da Esperança, da Democracia e da Pátria: palavras femininas. Bendita língua portuguesa! Que o feminino no mundo, independente do corpo em que habita, seja sempre valorizado, nunca diminuído. Para que, um dia, alcancemos o almejado equilíbrio dos direitos e das forças que governam a civilização.

Naturalmente, não é culpa do vernáculo que também a dor, a violência, a discriminação sejam declinações de gênero feminino. Mas é parcela significativa de uma cultura que a OAB historicamente combate de maneira intransigente, a exemplo do diálogo com o Estado do Paraná, Senhor Vice-governador, que caminha para abolir definitivamente a forma desumana da revista vexatória de mulheres nos presídios.  E é justo citar aqui o trabalho memorável da gestão que se encerra na luta por direitos iguais, aqui apenas exemplificando as comissões da mulher, da igualdade racial, da violência de gênero, da diversidade sexual, da criança, do idoso, da pessoa com deficiência, da liberdade religiosa, que as demais se sintam aqui também lembradas. Ser minoria não pode ser confundido com ser menor em direitos ou merecedor de menos Justiça.

“Nenhuma pessoa merece sofrer por ser diferente”, é o que nós aprendemos com os advogados dos direitos humanos.

Muitos holocaustos, apartheids, muitos muros, ditaduras, e muitos, muitos silêncios foram praticados pela soberba da negação das diferenças. Os maiores erros da História e os maiores crimes contra a humanidade foram cometidos em nome da exclusão, quando as estruturas de poder do Estado foram usadas para discriminar pessoas, ideias, ideologias, credos, transformando a violência em método, transformando o Estado em criminoso, que persegue, censura, nega direitos, restringe liberdades. Mata a Justiça, mata a Pessoa.

Todavia, hoje, nós aqui presentes, sequer temos o benefício de alegar ignorância.  Os principais poderes do Estado, a Advocacia e a Sociedade não podem dizer que desconhecem os sacrifícios diários ao nosso redor. Renovam-se promessas e compromissos de transformar histórias, de agir com ética, de eliminar os obstáculos da corrupção, das desigualdades e da ineficiência. Mas também é preciso agir, e nessa hora lembro de uma mulher corajosa, que não teve a pretensão de ser heroína, mas foi defensora dos direitos das mulheres, pioneira da aviação, Amelia Earhart, que disse: “A forma mais eficiente de fazer algo é fazendo.”

Nosso Cássio Telles, assim como Amelia, é aviador. E também como ela, uma pessoa de ação.  Do alto, de um ponto de vista privilegiado, o Cássio desenvolveu a arte de liderar. Com um claro plano de vôo; no comando, mas com humildade, paciência e inabalável determinação, inspirando em cada pessoa por ele alcançada o amor pela advocacia, com gentileza e firmeza. Eleito pela advocacia brasileira o advogado dos advogados.  Conte conosco Cássio Telles, você nos inspira!

A OAB do Paraná está, hoje, a dizer que aqui, se depender de nós, ninguém será discriminado impunemente. E nenhuma advogada criminalista, constitucionalista, civilista, tributarista, trabalhista, ou seja, qual for a área do Direito a que se dedique, nunca mais precisará reafirmar seu direito de exercer a profissão em igualdade de condições, de participação, de remuneração, ou seu direito de dividir a mesa, a palavra e as decisões.

E eis que aqui estamos, num lugar construído e ainda em construção. Registro o reconhecimento a todas as Iverlys, Danielas, Márcias, Julianas, Iolandas, Marias Helenas, Julias, Lucianas, Eunices, Marias Reginas, Lucias, Gracielas, Sandras, Ednis… Desculpem, Edni é única, mudou o nome da nossa medalha, que agora é Vieira Neta. Presidente Noronha, você mostrou como se faz inclusão e cito apenas uma das suas obras: o projeto empregabilidade. Contratou para seus quadros a primeira advogada cega, dra. Valéria Mendes Siqueira, que está fazendo um trabalho gigantesco, aproximando advogados com deficiência dos escritórios e das empresas. Vocês ainda ouvirão falar muito desse projeto. Senhoras e Senhores, desde logo, convocamos toda a advocacia, os grandes e pequenos escritórios, a juntarem-se a nós na sua efetivação.

A tantas e tantos: os conselheiros estaduais e federais, às diretorias de subseções. Ao colégio de ex-presidentes, a todos eles que o integram, pelo incentivo extraordinário. Aqui, simbolicamente, cito na pessoa do dr. Mansur Theóphilo Mansur, que do alto dos seus mais de 50 anos de advocacia, de magistério e liderança pediu a palavra numa tarde de sessão do Conselho Pleno para dizer: está mais do que na hora de termos mais mulheres na OAB.

Foi muito lembrado que se passaram 86 anos para que a OAB do Paraná tivesse na sua diretoria 2 mulheres; pela primeira vez uma eleição foi disputada com duas mulheres concorrendo ao cargo de vice-presidente. E mais de 50 mulheres ocupando cargos de presidência, diretoria e conselho na gestão da OAB. Claro, muitos podem pensar “isso é natural”, ou deveria ser natural. Mas, não posso deixar de registrar esse fato como algo verdadeiramente TRANSFORMADOR. E, sim, isso é histórico!

Por isso, gostaria de encerrar essa fala homenageando a advocacia paranaense, que soube compreender que já era hora; que não há mais o que adiar, pois o processo já aconteceu. Faço-o com o singelo e maravilhoso verso, por muitos considerado a obra-prima da nossa Poeta maior, paranaense de Cruz Machado, Helena Kolody:

“Do longo sono secreto

Na entranha escura da terra

O carbono acorda diamante”

O poema chama-se Gestação.

Com sinceros votos de que a história da OAB do Paraná, por tanto tempo gestada por homens e mulheres, produza bons frutos! E que aqueles que ainda permanecem na entranha escura do preconceito e da discriminação acordem para o brilho puro e verdadeiro da igualdade e de uma Justiça desprovida de obstáculos,

Muito obrigada!