Confira o quarto episódio da websérie #adv: A força das circunstâncias

A OAB Paraná lançou o quarto episódio da campanha #adv – O seu direito é a nossa luta, promovida pela OAB Paraná. A história narrada em “A força das circunstâncias”, lançada nesta terça-feira (31), chama atenção para um caso de violência doméstica relacionado ao uso de drogas.

A série foi idealizada com o intuito de ressaltar o papel do advogado em algumas áreas do Direito, apresentando histórias reais vivenciadas por profissionais da advocacia e seus clientes. O objetivo é lembrar à população que contar com um bom advogado é a chave para alcançar direitos e ver a justiça realizada, uma vez que é ao advogado e à advogada que os cidadãos recorrem para solucionar os conflitos sociais.

O evento de lançamento desse novo episódio foi conduzido pela advogada Débora Normanton Sombrio, vice-presidente da Comissão de Advocacia Criminal, e contou com a participação do advogado Rogério Nicolau.

Débora Sombrio lembrou que a OAB está presente historicamente na luta pela defesa das prerrogativas e que ela é essencial especialmente nessa área do direito. “É a área que lida com o maior bem da vida, que é a liberdade”, enfatizou. “A defesa só é plena com a participação do advogado”, disse Rogério Nicolau.

Durante o evento foram veiculados vídeos com depoimentos dos advogados Thaíse Mattar Assad, Andrey Salmazo Poubel e Camila Rodrigues Forigo. “O advogado não é uma barreira para realização da justiça. O advogado criminalista defende os direitos individuais, os direitos humanos e o estado de direito”, afirmou o advogado Andrey Salmazo Poubel, presidente da Comissão de Prerrogativas da seccional.

Para a advogada Thaíse Mattar Assad, a advocacia criminal é o grande instrumento de efetivação das garantias fundamentais. “Ter as prerrogativas respeitadas é o mínimo que precisamos para exercer nossa profissão com liberdade e dignidade. Precisamos nos manter fortes e unidos para que a cidadania seja preservada”, destacou. “A advocacia criminal é uma das últimas trincheiras democráticas em defesa do cidadão. O advogado criminal se veste com as roupas do seu cliente contra qualquer violação dos seus direitos”, completou a advogada Camila Forigo.

O debate está disponível no YouTube da OAB Paraná.

Próximos episódios

A nova produção já está disponível no portal adv.oabpr.org.br. Além dos seis episódios iniciais, a campanha receberá histórias dos profissionais paranaenses que desejarem compartilhar suas experiências. Os relatos podem ser deixados na seção ‘Mural’ do portal da campanha. Serão selecionadas outras quatro histórias para a produção de novos episódios. Os próximos episódios serão lançados nos dias 14 e 29 de setembro, com histórias que envolvem Direito Empresarial e Direito Civil.