Confira o segundo episódio da webserie #adv: “O abraço de um anjo”

Está no ar o segundo episódio da campanha #adv – o seu direito é a nossa luta, promovida pela OAB Paraná. A história narrada em “O abraço de um anjo”, lançada nesta terça-feira (3), chama atenção para a importância do Direito de Família ao abordar um caso de alienação parental.

A série foi idealizada com o intuito de ressaltar o papel do advogado em algumas áreas do Direito, apresentando histórias reais vivenciadas por profissionais da advocacia e seus clientes. O intuito é lembrar à população que contar com um bom advogado é a chave para alcançar direitos e ver a justiça realizada, uma vez que é ao advogado e à advogada que os cidadãos recorrem para solucionar os conflitos sociais.

O novo episódio foi lançado com um live que reuniu a coordenadora de Direito Privado da Escola Superior da Advocacia do Paraná, Marília Xavier, e os conselheiros seccionais Ana Carla Harmatiuk Matos e Eroulths Cortiano Jr. Marília Xavier e Eroulths Cortiano participaram da transmissão a partir do estúdio da OAB Paraná, enquanto os demais participantes ingressaram  por uma sala do Zoom. O evento contou também com depoimentos gravados dos advogados Andrea Bahr Gomes, Carlos Eduardo Pianovski Ruzik e Vanessa Farracha de Castro.

O lançamento foi conduzido pela presidente da subseção de Londrina, Vânia Queiroz, que parabenizou a diretoria da seccional pela realização da campanha. “A valorização da advocacia se faz necessária e premente em nossas lidas diárias, como processo de prática real da cidadania. É importante sempre lembrar o papel do advogado, especialmente como protagonista na defesa do estado democrático de direito e como o elo mais importante na efetivação da justiça”, disse Vânia Queiroz.

Vários presidentes de subseções acompanharam a live. O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, participou do encontro virtual e contou que o primeiro episódio, lançado em julho, sobre Direito Previdenciário, teve 15 mil visualizações. “É um investimento que fizemos para mostrar que o advogado pode mudar a vida das pessoas”, explicou.

Advocacia familiarista

Ao dar início ao debate, Marília Xavier destacou que a indispensabilidade da advocacia, prevista na Constituição Federal, não deve ser vista como uma simples norma, mas como algo que seja efetivo e se concretize. “O advogado familiarista sempre recebe alguém que está fragilizado, e isso exige um olhar especial, empático, e muita responsabilidade na sua atuação”, afirmou.

Ana Carla Harmatiuk Matos destacou a função preventiva da advocacia familiarista. “Quantos instrumentos legais temos para prevenir o momento em que o amor se desfaz. Temos mecanismos de nos autodeterminar e construir caminhos para a prevenção, mas há pouco conhecimento e a advocacia pode fazer total diferença”, enfatizou.

Para Eroulths Cortiano Júnior, o advogado é o profissional com uma formação técnica e uma habilitação subjetiva. “Pelo seu escritório passam os maiores dramas, o que lhe dá um traquejo especial para atuar nesse ramo”, observou.

Próximos episódios

A nova produção já está disponível no portal adv.oabpr.org.br. Além dos seis episódios iniciais, a campanha receberá histórias dos profissionais paranaenses que desejarem compartilhar suas experiências. Os relatos podem ser deixados na seção ‘Mural’ do portal da campanha. Serão selecionadas outras quatro histórias para a produção de novos episódios.

Os próximos episódios serão lançados nos dias 17 e 31 de agosto, 14 e 29 de setembro, com histórias que envolvem Direito do Trabalho, Direito Criminal, Direito Empresarial e Direito Civil.

Assista ao vídeo “O abraço de um anjo”:
.

Confira a íntegra do evento de lançamento do segundo episódio da webserie