Conselheira Ana Carla Harmatiuk Matos torna-se a primeira professora titular de Direito Civil da UFPR

Pela primeira vez em 110 anos a Universidade Federal do Paraná (UFPR) terá uma mulher como professora titular de Direito Civil. O feito cabe à advogada e professora Ana Carla Harmatiuk Matos, que é também conselheira seccional da OAB Paraná, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil) e diretora regional Sul do Instituto Brasileiro do Direito de Família (IBDFAM).

Com honra e distinção, a titularidade foi alcançada no dia 8 de agosto, após a arguição do memorial em banca presidida pela coordenadora do programa de pós-graduação do curso de Direito da UFPR, professora doutora Vera Karam de Chueiri. Compuseram também a banca as professoras doutoras Fabíola Albuquerque Lobo (UFPR), Heloisa Helena Barboza (UERJ) e Joyceane Bezerra de Menezes (UNIFOR). O diretor da Faculdade de Direito da UFPR, professor doutor Sérgio Staut, acompanhou os trabalhos. O reitor, professor doutor Ricardo Marcelo Fonseca, também marcou presença.

Ana Carla abriu sua defesa de memorial citando uma frase literária de José Saramago: “O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio”. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 1996, ela declarou que os acalorados debates da Assembleia Nacional Constituinte, no fim dos anos 80, a influenciaram na escolha da carreira. “Vi no Direito uma ferramenta para intervir na realidade social. Ao ingressar na universidade me deparei com ambiente estimulante e enriquecedor”, contou à banca examinadora.

Emoção

Ao celebrar a conquista da titularidade de Ana Carla, a professora Vera Karam fez uma comovida declaração. “Estou emocionada com este momento fundamental para você, mas também para todas as suas colegas da faculdade de Direito, para suas alunas, orientandas e toda a sociedade brasileira. Se tivesse que pensar num samba, citaria o apresentado pela Mangueira em 2019: “Brasil, chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês….”, disse. “Não esperava a distinção. Só cheguei até aqui porque tive apoio, tive estímulos. Agradeço aos colegas e amigos que o Direito me deu. E aos alunos, que são aqueles que movem tudo”, respondeu Ana Carla.

Saiba mais – Confira na edição de setembro da Revista da Ordem a reportagem completa e a entrevista da professora Ana Carla Harmatiuk sobre sua aprovação como primeira professora titular de Direito Civil da UFPR.