Conselho Pleno recebe cúpula diretiva do TJ eleita para o biênio 2019/2020

O Conselho Pleno da OAB Paraná recebeu nesta sexta-feira (7) os membros da nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), recentemente eleitos para o biênio 2019/2020.  Compareceram o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, que será o próximo presidente do Poder Judiciário paranaense; o 1º vice-presidente, Wellington Coimbra de Moura; o corregedor-geral de Justiça, José Augusto Gomes Aniceto, e o corregedor Luiz Cezar Nicolau. Também esteve presente a desembargadora Ivanise Maria Tratz Martins, oriunda do quinto constitucional. A nova diretoria tomará posse em fevereiro do próximo ano.

“É uma honra para nós recebê-los. Também acabamos de passar por um processo eleitoral na OAB. É sempre gratificante quando a nossa classe reconhece, em cada um dos eleitos, o trabalho realizado ao longo desta jornada”, destacou o presidente José Augusto Araújo de Noronha ao saudar os desembargadores. O advogado lembrou que a relação entre a OAB e o TJ sempre foi pautada pelo diálogo. Frisou ainda que “a Ordem sempre encontrou as portas abertas para sugestões e reivindicações”. “A presença dos senhores aqui hoje demonstra que não será diferente nos próximos anos. Acredito que podemos construir dias melhores para a Justiça paranaense”, pontuou Noronha.

O conselheiro federal Cássio Telles, presidente eleito da OAB Paraná para o triênio 2019-2021, destacou que a Ordem tem projetos para os próximos anos que irão envolver uma parceria entre o TJ e a advocacia. “Na gestão do presidente Juliano Breda exercitei muito o diálogo com o tribunal. Tivemos naquela gestão momentos de muito avanço nesta relação amistosa entre a advocacia e a magistratura. Quero que assim continue. Faremos uma gestão lá e cá sempre voltada para o aprimoramento da prestação jurisdicional. Nós  existimos para realizar a justiça em favor de alguém que precisa. A razão da nossa existência não é outra senão a população, que espera tanto de nós”, afirmou.

Diálogo

O presidente eleito do TJ-PR frisou que seus 30 anos de carreira na magistratura foram pautados pelo diálogo e respeito à advocacia. “Teremos um diálogo franco, aberto. Estamos abertos às críticas que eventualmente surgirão e às reivindicações”, asseverou o desembargador Xisto Pereira.

“Nossa visita aqui é para nos apresentarmos e dizermos que estamos abertos ao diálogo; sem medo, sem nada a esconder ou a temer. Queremos que os senhores sejam nossos parceiros. Aliás, o advogado é essencial à administração da justiça e estamos todos no mesmo barco. Vamos caminhar juntos para o bem do Judiciário, da advocacia e da nossa população”, completou Xisto Pereira.

No mesmo sentido, o 1º vice-presidente do TJ-PR se colocou à disposição da advocacia, pontuando que o trato será republicano. “A advocacia é essencial à administração da justiça. Por isso, podem ter certeza de que estarão em casa junto à 1ª Vice-Presidência”, disse Moura.

Meta

O corregedor-geral de Justiça, José Augusto Gomes Aniceto, falou da disposição e do interesse de que efetivamente seja construído um Judiciário melhor, com a presença da OAB. As palavras foram endossadas pelo corregedor Luiz Cezar Nicolau, que afirmou que a partir de fevereiro estará à disposição da advocacia.

“O desembargador Xisto Pereira tem uma qualidade tremenda que é a da transparência. Quando vamos a seu gabinete para discutir um processo, ele, com a segurança dos que conhecem o que estão julgando, apresenta sua posição sem nenhuma restrição e discute a tese com toda a abertura. Isso me dá a convicção de que a OAB e o TJ continuarão tendo um diálogo construtivo”, afirmou o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, presidente da Câmara de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB.

A diretora da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Daniela Ballão Ernlund, saudou os presentes na pessoa do presidente Artur Piancastelli.  “Desejo uma profícua gestão à nova cúpula diretiva”, afirmou. Em um ato simbólico, a CAA-PR entregou exemplares da Agenda do Advogado 2019.