Devido processo legal e inteligência artificial são temas correlatos nos novos tempos, aponta Carlos Alberto Rohrmann

O devido processo legal e a inteligência artificial na administração pública foram tema do OAB Talk com o procurador do Estado de Minas Gerais Carlos Alberto Rohrmann, durante a 7ª Conferência da Advocacia Paranaense. O convidado também é 2º Vice-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado e do Distrito Federal (ANAPE) e doutor em Direito pela University of California, Berkeley. Todos os painéis do evento podem ser assistidos na plataforma oficial.

“Embora a inteligência artificial não tenha a capacidade de fazer sacadas criativas, há uma certa histeria nesse campo. Não que a IA não vá substituir a atividade humana em diversas tarefas, mas ela comete erros”, afirmou Rohrmann, que tem cinco livros jurídicos publicados no Estados Unidos e outros oito no Brasil.

Rohrmann citou casos da justiça norte-americana que demonstram que, nos Estados Unidos, a inteligência artificial tem uma aplicação mais avançada para tomada de decisões na administração pública. Um dos casos é o de uma professora que foi afastada porque um software identificou que o seu trabalho estava ineficiente. Há outra situação de uma pessoa que foi presa a partir da comparação de fotos num banco e imagens. “Uma máquina tem uma boa inteligência artificial quando ela se comporta o mais parecido possível com o ser humano”, disse o procurador.

 

Leia também:

Direito com habilidade: estratégia com design thinking é aposta apresentada por Fabrício Bittencourt da Cruz em OAB Talk

Mindset do Advogado 4.0 é foco em OAB Talk com Valter Otaviano

Lara Selem aposta nas softs skills como essenciais para exercer a advocacia do futuro

Caminhos para advocacia de impacto foram tema de OAB Talk com James Marins

Proteção de dados demanda atualização constante da advocacia, diz coordenador da Secretaria Nacional do Consumidor em OAB Talk

Biotecnologia tem cada vez mais efeitos sobre o direito, afirma Taysa Schiocchet