Dia da Cidadania leva informação às mulheres sobre seus direitos

A OAB Paraná realiza neste sábado (26) o Dia da Cidadania, em alusão a  Mês da Mulher. O evento que ocorre na Praça Eufrásio Correia, em frente ao Shopping Estação, em Curitiba, teve início às 8h e vai até as 14h. A proposta é levar à população feminina informações sobre seus direitos em variadas áreas – igualdade de gênero, igualdade racial, criança e adolescente, pessoa com deficiência, idoso, previdência, consumo, família, trabalho, questões eleitorais e outros. A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba e a Sanepar são entidades apoiadoras do evento.

As interessadas em participar podem receber orientações sobre como procurar ajuda em casos de violência doméstica ou assédio no ambiente de trabalho. Advogadas e advogados estarão dando orientações gratuitas sobre quais instituições procurarem e como conseguir que seus direitos sejam garantidos. A programação também contará com rodas de conversa promovidas pela Procuradoria da Mulher, das 10h às 13h.

Motivação

“A nossa iniciativa hoje veio para a praça. Esta é uma iniciativa da diretoria da OAB Paraná, junto com várias comissões, com a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e também com apoio de vereadoras de Curitiba. O atendimento é especialmente dirigido aos direitos das mulheres, a proposito do mês de março. Vamos dar orientação jurídica e encaminhamento às pessoas que às vezes não sabem a quem procurar, onde buscar auxílio junto às instituições. Nossa motivação é estar mais próximos da população, cumprindo um dos papéis da OAB, que é justamente o apoio à cidadania. Conhecer os direitos é também apropriar-se da sua cidadania, aquilo que está previsto na nossa Constituição”, explicou a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

“Neste primeiro Dia da Cidadania de 2022, estamos com várias comissões temáticas da OAB prestando orientação jurídica para mulheres. Estamos falando de direito da pessoa idosa, violência de gênero, igualdade racial, direito do trabalho, direito previdenciário, e de várias outras áreas”, anunciou Emma Bueno, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Paraná.

A presidente da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, destacou o objetivo do projeto. “A OAB Paraná, como protagonista dos direitos e da difusão do conhecimento e da orientação jurídica está à disposição da sociedade, especialmente das mulheres, prezando pelo protagonismo feminismo”, enfatizou.

Esclarecimentos

Depois de tomar conhecimento sobre o Dia da Cidadania da OAB pelo noticiário de TV, Eliana de Paula, 76 anos, moradora do Bacacheri, decidiu ir à Praça Eufrásio Correia para obter informações sobre seu titulo eleitoral. “Valeu muito a pena ter vindo. Moro sozinha, às vezes tenho dificuldade para caminhar, mas hoje estou bem. Pude vir tranquilamente, pois o ônibus parou aqui em frente à praça”, disse.

A comissão realizou uma campanha pelo fim da pobreza menstrual e está distribuindo kits de absorventes para as mulheres que necessitarem. M.R. levou o kit e comentou sobre o atendimento. Ela buscou informações também sobre direito de família. “Fui muito bem atendida aqui, obtive vários esclarecimentos, estão de parabéns os advogados”, declarou.

A dona de casa Lucélia Schultz, 58 anos, procurou atendimento a fim de tirar duvidas sobre regularização da documentação de sua casa e sobre paternidade. “O atendimento foi ótimo, as advogadas conseguiram me colocar no caminho certo, para falar com as pessoas certas. Eu ia procurar uma pessoa apenas, mas elas me orientaram que para cada caso seria um profissional diferente. Graças a Deus foi tudo bem, elas foram muito gentis e atenciosas”, avaliou Lucélia, que soube do Dia da Cidadania pela irmã. “Ela viu pela manhã na TV, me avisou e eu vim correndo”, disse.

 

Serviço:

Dia da Cidadania – Mulher
Data: 26 de março
Horário: das 8h às 14h
Local: Praça Eufrásio Correia (em frente ao Shopping Estação)

Linhas de Ônibus
Ligeirão Santa Cândida / Praça do Japão (200)
Santa Cândida/ Capão Raso (203)
Centenário/ Campo Comprido (303)
Ligeirão Boqueirão (500)
Ligeirão Pinheirinho/ Carlos Gomes (550)

Comissões participantes

Comissão das Mulheres Advogadas
Comissão da Igualdade Racial
Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero
Comissão de Direito do Trabalho
Comissão de Direito Previdenciário
Comissão Direito das Famílias
Comissão do Pacto Global
Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Comissão de Juizados Especiais
Comissão de Responsabilidade Civil
Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência
Comissão de Direito do Idoso
Comissão de Direito Eleitoral
Comissão da Jovem Advocacia
Comissão de Política Sobre Drogas
Comissão de Direito à Cidade
Comissão da Advocacia Colaborativa
Comissão de Mediação