Diretora da OAB ressalta importância das mulheres e do quinto constitucional

A nomeação de uma mulher para ocupar uma vaga do Tribunal de Justiça do Paraná reservada ao quinto constitucional foi classificada como motivo de comemoração pela secretária-geral da OAB Paraná, Eunice Fumagalli Martins e Scheer. Ela falou em nome da Seccional durante a posse da nova desembargadora do TJ, Ângela Khury Munhoz da Rocha, na tarde desta quinta-feira (27). Promotora de Justiça substituta desde 1987, Ângela Khury foi nomeada para ocupar uma vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público.

Para a diretora da OAB, a posse de Ângela da Rocha é emblemática por dois aspectos. Primeiro, porque as mulheres conquistam cada vez em maior número os postos a que têm direito. Além disso, porque a desembargadora assume uma vaga do quinto constitucional, que é uma maneira de levar para os tribunais experiências profissionais diferentes das dos magistrados de carreira.

Segundo Eunice Fumagalli Martins e Scheer, a posse acontece num momento de esperança para os advogados diante de medidas que o Poder Judiciário do Paraná tem tomado para melhorar os serviços judiciais. O processo de estatização dos cartórios judiciais foi citado pela advogada como um dos sinais positivos de mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *