Diretoria da OAB Paraná participa da apresentação de novas iniciativas do governo digital

A diretoria da OAB Paraná tomou parte nesta manhã de segunda-feira (12/11) da 7ª Reunião de Integração das Forças de Segurança do governo do Paraná, no Palácio Iguaçu. Nela a governadora Cida Borghetti apresentou cinco novas iniciativas do governo digital. As ações estão sendo adotadas para melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. São elas: Minha Bike, Web Credenciamento no Departamento Penitenciário (Depen), Web Visitas ao Depen, Aplicativo do Corpo de Bombeiros e Inquérito Digital.
Coube ao secretário Executivo Do Comitê de Qualidade do Governo do Estado do Paraná, Marco Aurélio Araújo Barbosa, apresentar as três primeiras. O Minha Bike, detalhou, é um cadastro para que os proprietários de bicicletas registrem o bem, facilitando a rastreabilidade em caso de furto ou roubo. “Muitas vezes conseguimos reaver a bicicleta, mas não há como chegar ao proprietário”, ressaltou Barbosa.
O Web Credenciamento no Depen vai simplificar a vida das pessoas que visitam os apenados. O sistema digital facilitará o preenchimento de formulários pelas famílias dos presos.  Ele também evitará que todos os dados tenham de ser listados a cada nova visita.

Web visitas

Outra iniciativa tomada no âmbito do Depen são as Web Visitas. Elas aproveitam o sistema das web audiências para aproximar as detentas de Piraquara das famílias impossibilitadas de visitá-las. Ao logo do projeto-piloto, realizado de agosto a outubro, foram 141 visitas virtuais. “Numa delas uma avó detida pode conhecer o neto recém-nascido”, contou Barbosa.
O major Rodrigo Perim de Lima, coordenador de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria de Segurança Pública (SESP), e o delegado Eduardo Castella, da Coordenação de Informática da Polícia Civil, apresentaram o funcionamento do sistema de Inquérito Digital, batizado como EPROCPMPR. “O sistema está integrado ao Projudi. Com ele temos a visualização do ciclo completo, da chamada ao 190 até a decisão do magistrado. Além da integração, o sistema nos traz celeridade, transparência e sustentabilidade”, informou o major. Pela modalidade de ensino à distância, milhares de policiais estão sendo capacitados para lidar com o sistema.

Alertas

A quinta nova iniciativa do governo digital foi apresentada pelo coronel Edmilson Barros, comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná. “Nosso aplicativo é baixável tanto para iOS quando para o sistema Android. Foi pensado primeiro para a operação verão, mas expandiu-se com outras funcionalidades. Por isso, tem informações sobre primeiros socorros, postos guarda-vidas, balneabilidade das praias do estado e muito mais”, anunciou.
A funcionalidade principal, baseada em geolocalização, é o sistema de alerta para riscos de desastres naturais como vendavais, chuva de granizo e tempestades de raios.
A governadora Cida Borghetti agradeceu à equipe pelo empenho na implantação das novas soluções. A diretoria da OAB Paraná expressou sua satisfação com o conjunto de aplicações — destacando os aspectos de sustentabilidade, segurança, celeridade e transparência — e agradeceu pela abertura ao diálogo que tem marcado suas relações da seccional com a Secretaria de Segurança Pública.

.