Diretoria da OAB Paraná se reúne com presidências das comissões para abrir os trabalhos do triênio

A diretoria da OAB Paraná se reuniu nesta quarta-feira (30) com os novos presidentes de comissões para dar orientações administrativas. A presidente da seccional, Marilena Winter, abriu os trabalhos. Também estiveram presentes o vice-presidente, Fernando Deneka, responsável pelas comissões nessa gestão; a secretária-geral adjunta, Roberta Santiago Sarmento; e a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério. A mesa também foi composta pela coordenadora de Comissões, Rafaela Kuster; pelo coordenador de gestão, Rhodrigo Deda; pelo coordenador de não-contencioso, Carlos Alberto Farracha de Castro; e pela coordenadora adjunta da Comissões, Erica Kovalechen, de Umuarama, que representa a advocacia do interior.

Nesta gestão, a OAB Paraná tem 69 comissões, com 6.854 membros em Curitiba. No interior, são 424 comissões e 3.394 membros. No total, são 493 comissões, com 10.248 membros trabalhando voluntariamente em prol da advocacia paranaense.

“O funcionamento das comissões desta gestão é novo para todos nós, estamos ajustando muitas coisas. Sugestões serão muito bem-vindas”, disse a presidente da seccional. “A ideia é que a comissão funcione como uma comunidade aberta. Somos uma diretoria, há o Colégio de Presidentes de Subseções e o Colégio de Presidentes de Subseções de Comissões. Mas a OAB é de todos nós e o objetivo é que a nossa força se reverta para toda a advocacia”, acrescentou a presidente da seccional.

“Hoje chegamos à concretização de um projeto extremamente audacioso que fizemos ainda na nossa campanha. E chegamos ao final de março com todos os presidentes de comissões nomeados e já estamos reunidos aqui”, comemorou Deneka. “Agora temos muitos integrantes e o objetivo é ter uma participação cada vez mais democrática e aberta”, concluiu o vice-presidente da seccional.

A secretária-geral adjunta relembrou que seu início na OAB foi nas comissões. “Os debates que tive nas comissões foram os melhores da minha carreira”, disse Roberta.

A diretora da jovem advocacia ressaltou que neste triênio os novos advogados podem participar ainda mais das comissões. “A jovem advocacia teve nessa gestão a oportunidade de escolher uma comissão temática. E peço a vocês que acolham a jovem advocacia em suas comissões. Vocês terão grande força humana e técnica”, disse Fernanda.

Rafaela Kuster destacou a importância das comissões para toda a seccional. “As comissões são o coração da OAB. temos um trabalho de suma importância de assessorar a diretoria e o Conselho em todas as demandas dos nossos respectivos temas. Contamos muito com todos vocês”, disse a coordenadora-geral das comissões.

Desafios

“Os desafios são múltiplos. Criar uma política única na solução e prevenção de litígios, aumentar o debate com o Judiciário e atuar contra essa visão equivocada de que os advogados são litigantes estão entre eles”, ponderou Farracha de Castro sobre seu papel na gestão da comissão sob o viés do não-contencioso.

Deda falou sobre como as vivências podem contribuir para o novo cenário que se pretende construir. Como presidente da Comissão de Inovação e Gestão no último triênio, ele trouxe o conceito de comunidades abertas para o âmbito da seccional. “Estamos em uma comunidade de líderes  que irão formar lideranças. Isso empodera as pessoas e, assim, temos um trabalho melhor. Precisamos dinamizar as comunidades que cada comissão acaba se tornando”, refletiu.

A coordenadora-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA), Marília Pedroso Xavier, enfatizou que o objetivo da instituição é oferecer cursos de excelência de modo acessível. Ela apresentou alguns números do período 2019-2021. Foram mais de 127 mil inscrições em cursos da ESA e em média um curso por dia útil, além de eventos de grande impacto. “Muito do que fizemos só foi possível por causa da parceria com as comissões”, pontuou.

O evento contou ainda com a participação de gestores de setores da seccional que têm mais contato com as comissões e deram orientações práticas. Estiveram presentes a gerente de Assessoramento às Comissões, Ketney de Sousa, a gerente de Eventos, Danielli Satake, e o gerente de Comunicação, Thiago Henk.