Diretoria eleita para o triênio 2022-2024 toma posse na OAB Umuarama

 

A diretoria eleita para conduzir a OAB Umuarama no triênio 2022-2024 tomou posse na noite desta quinta-feira (5/5), em cerimônia solene, transcorrida no Centro de Eventos do Hotel Caiuá. Na solenidade conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, foram empossados o presidente Christhian Rodrigo Pellacani, o vice-presidente Alessandro Dorigon, a secretária-geral Franciellen Bertoncello de Carvalho, o secretário-geral adjunto Paulo Cesar de Sousa, a tesoureira Juliana Conter Pereira Kroben e o diretor de prerrogativas Marcio Luiz Guimarães. Pellacani, o novo presidente, havia composto a diretoria do triênio 2019-2021 como secretário-geral.

“No livro ´Da poeira & lama à nuvem, que tem no ilustre Doutor Luiz Sérgio de Toledo Barros uma de suas fontes para relatar a saga da advocacia paranaense, o escritor Ernani Buchmann nos lembra que Umuarama é o lugar onde os amigos se encontram. É como me sinto nesta noite: entre amigos. Só mesmo a força da amizade e da união para fazer com que a advocacia de Umuarama superasse os desafios dos primeiros tempos – que era combinar o bom atendimento, a necessidade de honorários justos, a atuação livre e a postura ética que marcam nossa profissão”, afirmou Marilena Winter, antes de lembrar também dos desafios impostos nos dois anos de pandemia e de parabenizar a diretoria do triênio anterior, que teve à frente o advogado Ricardo Soares Mestre Janeiro, pelo empenho em garantir o apoio à classe nesse tempo tão difícil.

Em seu discurso, a presidente da OAB Paraná citou alguns dos programas que vêm sendo desenvolvidos pela seccional e lembrou ainda que se aproxima a data do cinquentenário de instalação da OAB Umuarama, que teve Toledo Barros como seu primeiro presidente.

Bandeiras

Christhian Rodrigo Pellacani enalteceu o compromisso da gestão com as bandeiras da advocacia e da sociedade. “Este grupo que toma posse hoje tem idéias e ideais renovados e está repleto de energia para realizar nossas atividades institucionais. Sempre lembrando que nossas bandeiras são a defesa da sociedade, das instituições democráticas brasileiras, da valorização da advocacia, e o zelo pelo aperfeiçoamento e prestígio das leis e da justiça”, disse.

“Participei da diretoria capitaneada pelo presidente Ricardo Soares Mestre Janeiro, em um dos piores momentos de saúde pública no mundo. Equilibrado e sereno, porém sincero e corajoso, utilizou de forma exemplar esta cadeira. Não se acomodou e, colocando em risco sua própria vida e da família, foi à campo, buscando condições e apoio para que a justiça não sofresse solução de continuidade e a advocacia, função essencial à justiça, mantivesse-se em atividade. Enquanto isso, em Curitiba e nos rincões do estado do Paraná, nosso líder Cássio Telles e sua diretoria, inclusive você Dra. Marilena, faziam a mesma coisa. Como eu disse, em se falando de OAB você nunca está sozinho. Essa experiência nos transformou, nos trouxe mais coragem. Mostrou que devemos evoluir ainda mais, especialmente no aspecto humano”, ponderou. Confira a integra do discurso abaixo.

Discurso de Posse - Presidente Christhian Rodrigo Pellacani

ESTIMADAS ADVOGADAS E ADVOGADOS.

SENHORAS E SENHORES. BOA NOITE!

CONFESSO QUE ESTE É UM MOMENTO DE EMOÇÃO.

ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DE UMA SUBSEÇÃO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, É UMA DAS MAIORES RESPONSABILIDADES DA VIDA DE UM ADVOGADO.

FAZER ISSO NA FRENTE DE VOCÊS. PESSOAS DO MEU COTIDIANO. ROSTOS CONHECIDOS. HISTÓRIAS EM COMUM. SÓ AUMENTA ESSA EMOÇÃO.

É AÍ QUE VEM A GRATIDÃO. UM SENTIMENTO QUE ACALMA O CORAÇÃO E ME PERMITE OLHAR MELHOR. VEJO QUE NÃO ESTOU SOZINHO.

NA MESA DE HONRA ESTÁ A DIRETORIA: ALESSANDRO, FRANCIELLEN, PAULO E JULIANA. E QUE QUALIFICADA DIRETORIA. 4 MESTRES EM DIREITO. SÃO INCANSÁVEIS!

EM DESTAQUE NESTE SALÃO ESTÁ O CONSELHO. 19 NOVOS CONSELHEIROS EM 20. UMA RENOVAÇÃO EXTRAORDINÁRIA NUMA FUNÇÃO QUE EXIGE COMPROMETIMENTO E RESPEITO À PROFISSÃO.

OLHO NA PLATÉIA E RECONHEÇO OS ATIVOS PRESIDENTES DE COMISSÃO. JÁ SÃO 16 COMISSÕES FORMALIZADAS E MAIS ALGUMAS EM CONSTRUÇÃO.

O QUE DIZER DO DELEGADO DA CAIXA DE ASSISTÊNCIA? O QUE DIZER DE NOSSAS COLABORADORAS?

SÓ UMA COISA. EM SE FALANDO DE OAB VOCÊ NUNCA ESTÁ SOZINHO.

E ME PERDENDO NESSE RACIOCÍNIO, A VERDADE NUNCA ME SENTI SOZINHO. MESMO NOS MOMENTOS MAIS DELICADOS, QUANDO TUDO PARECIA NEBULOSO E INTRANSPONÍVEL, EU FUI ACOLHIDO. PRIMEIRO PELA SOCIEDADE UMUARAMENSE, DEPOIS PELA OAB E A ADVOCACIA.

É CHEGADA A HORA ENTÃO DE EU RETRIBUIR TODA A COMPREENSÃO E APOIO QUE ME FORAM DADOS. É CHEGADA A HORA DE MULTIPLICAR O QUE ME FOI OFERECIDO A OUTRAS PESSOAS.

ASSUMO A PRESIDÊNCIA DA SUBSEÇÃO DE UMUARAMA, JUNTAMENTE COM DIRETORIA E CONSELHO, DAS MÃOS DO SEMPRE PRESIDENTE DR. RICARDO SOARES MESTRE JANEIRO, TENDO A HONRA DE VER PRESENTES AQUI NESTE SALÃO NOSSOS MAIORES E MAIS CONCEITUADOS DECANOS DA ADVOCACIA E DA O.A.B. DRS. LUIZ SERGIO DE TOLEDO BARROS E WAGNER BRUSSULO PACHECO, PRIMEIROS PRESIDENTES DESTA INSTITUIÇÃO EM UMUARAMA.

PRESIDENTE MARILENA. HÁ QUASE 50 ANOS, PELO SUOR DO DR. SERGIO E DR. WAGNER, COM RELATORIA DE VIEIRA NETTO, ERA CRIADA A SUBSEÇÃO DA OAB DE UMUARAMA, QUE ANTES PERTENCIA A MARINGÁ.

ISSO TEM UM SIMBOLISMO IMENSO.

LEMBRO QUE INICIEI MINHA CAMINHADA NA INSTITUIÇÃO, COMO TANTOS OUTROS, MUITO JOVEM E SEQUER FORMADO. MINHA PRIMEIRA LEMBRANÇA É ESTAR AO LADO DA VANIA E DA GISELE, NOSSAS FUNCIONÁRIAS ATÉ HOJE, LIGANDO PARA TODOS OS ADVOGADOS E ADVOGADAS DA CIDADE PARA CONVIDÁ-LOS PARA O BAILE DO RUBI DE 1999. É UMA GRANDE ALEGRIA TER TODOS VOCÊS AQUI HOJE. E, CERTAMENTE ESSE COMPARECIMENTO, EMERGE COMO UM TRIBUTO À INSTITUIÇÃO OAB, QUE TEM ATUADO DIRETAMENTE NA DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E DA JUSTIÇA.

SAIBAM QUE NOSSA INSTITUIÇÃO É UM CONSTANTE TRABALHO INACABADO.

PARTICIPEI DA DIRETORIA CAPITANEADA PELO PRESIDENTE DR. RICARDO SOARES MESTRE JANEIRO, EM UM DOS PIORES MOMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA NO MUNDO. EQUILIBRADO E SERENO, PORÉM SINCERO E CORAJOSO, UTILIZOU DE FORMA EXEMPLAR ESTA CADEIRA. NÃO SE ACOMODOU E, COLOCANDO EM RISCO SUA PRÓPRIA VIDA E DA FAMÍLIA, FOI À CAMPO, BUSCANDO CONDIÇÕES E APOIO PARA QUE A JUSTIÇA NÃO SOFRESSE SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE E A ADVOCACIA, FUNÇÃO ESSENCIAL À JUSTIÇA, MANTIVESE-SE EM ATIVIDADE.

ENQUANTO ISSO, EM CURITIBA E NOS RINCÕES DO ESTADO DO PARANÁ, NOSSO LÍDER CASSIO TELLES E SUA DIRETORIA, INCLUSIVE VOCÊ DRA. MARILENA, FAZIAM A MESMA COISA. COMO EU DISSE, EM SE FALANDO DE OAB VOCÊ NUNCA ESTÁ SOZINHO.

ESSA EXPERIÊNCIA NOS TRANSFORMOU, NOS TROUXE MAIS CORAGEM. MOSTROU QUE DEVEMOS EVOLUIR AINDA MAIS, ESPECIALMENTE NO ASPECTO HUMANO.

VOCÊS SABIAM QUE HOJE, A OAB POSSUI PARIDADE DE GÊNERO? OU SEJA, METADE DAQUELES QUE FORAM ELEITOS SÃO HOMENS, METADE SÃO MULHERES.

DAS 16 COMISSÕES TEMÁTICAS JÁ FORMALIZADAS NA SUBSEÇÃO DE UMUARAMA, 8 POSSUEM MULHERES COMO PRESIDENTES. INCLUSIVE, PELA PRIMEIRA VEZ, TEMOS UMA COMISSÃO DE IGUALDADE RACIAL, DIGA-SE, PRESIDIDA POR UMA MULHER.

ISSO DEMONSTRA TAMBÉM QUE NOSSOS ANTECESSORES AGIRAM CORRETAMENTE, POIS OS CAMINHOS DANTES PERCORRIDOS FORAM FRUTÍFEROS. TROUXERAM NOVAS LIDERANÇAS.

CERTAMENTE QUE ESSE PENSAMENTO DE COMUNHÃO DE FORÇAS QUE EXISTE DENTRO DA ORDEM DOS ADVOGADOS É QUEM NOS DEFINE. É O QUE NOS DÁ BASE PARA SUPERAR OS DESAFIOS CONSTANTES QUE SE APRESENTAM.

SENHORAS E SENHORES. SÓ SEREMOS REALMENTE INDISPENSÁVEIS À SOCIEDADE, À MEDIDA QUE FORMOS CAPAZES DE DAR EXPRESSÃO ÀS SUAS INSATISFAÇÕES.

ESTE GRUPO QUE TOMA POSSE HOJE TEM IDÉIAS E IDEAIS RENOVADOS E ESTÁ REPLETO DE ENERGIA PARA REALIZAR NOSSAS ATIVIDADES INSTITUCIONAIS. SEMPRE LEMBRANDO QUE NOSSAS BANDEIRAS SÃO A DEFESA DA SOCIEDADE, DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS BRASILEIRAS, DA VALORIZAÇÃO DA ADVOCACIA, E O ZELO PELO APERFEIÇOAMENTO E PRESTÍGIO DAS LEIS E DA JUSTIÇA.

CHEGANDO AO FINAL DE MINHA MANIFESTAÇÃO, EU AINDA PRECISO FAZER DUAS COISAS: HOMENAGEAR E AGRADECER.

HOMENAGEAR AS MAIS DE 664 MIL PESSOAS VÍTIMAS FATAIS DA PANDEMIA DO COVID NO BRASIL. E TAMBÉM UM SEM NÚMERO DE PESSOAS QUE ESTÃO COM SEQUELAS DESTA DOENÇA. SÃO ADVGADOS E ADVOGADAS, SÃO NOSSOS AMIGOS E FAMILIARES.

QUE DEUS, EM SUA INFINITA BONDADE, CONFORTE A TODOS.

AGRADECER:

A DEUS QUE INSISTIU EM MIM. QUE ME PERMITIU CONSTINUAR. QUE INSISTIU EM REVELAR A CORAGEM NECESSÁRIA.

AGRADECER AOS MEUS FILHOS NICOLAS E LORENZO E MINHA ESPOSA HÉLEN. OBRIGADO POR ME APOIAREM E COMPREENDEREM MINHAS AUSÊNCIAS. AMO VOCÊS.

AGRADECER WALDERCY ANTÔNIO PELLACANI, MIRIAN NEVES PELLACANI E CLAYDSON RAPHAEL PELLACANI, MEUS INESQUECÍVEIS PAIS E IMÃO, QUE POR UMA FATALIDADE PARTIRAM MAIS CEDO DESTA VIDA TERRENA. VOCÊS SEMPRE SERÃO LUZ E EXEMPLO EM SEU CAMINHO.

QUE DEUS NOS ABENÇOE.

MUITO OBRIGADO.

Postado em: Notícias | Tags: ,

Desenvolvido por ledz.com.br