Nova diretoria da subseção da Lapa toma posse

Em clima de reencontro, o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, deu posse, na noite de terça-feira (3/5) à nova diretoria da subseção da Lapa, composta pela presidente Mariana Weinhardt Gonçalves, pelo vice-presidente Flavio Ribas Cassou, pelo secretário-geral Christian Bueno Moreira e pelo secretário-geral adjunto Gregório Cézar Borges e pela tesoureira Fernanda Ramin Bendlin.

Deneka também lembrou das vidas ceifadas pelo vírus da covid-19, citando o advogado Ademir Gonçalves, pai da nova presidente da subseção. Em seu discurso, ele destacou que a Lapa, na história do Paraná, é sinônimo de combatividade e resistência. “É um prazer estar de volta a esta cidade, que traz em seu DNA uma história de luta e resistência na defesa de um ideal. A bravura de seus antepassados, no trágico episódio da Revolução Federalista, é a mesma que vemos na advocacia da Lapa”, disse Deneka.

O vice-presidente também frisou a importância das mulheres advogadas da Lapa. “Dra. Mariana Weinhardt Gonçalves dá sequência ao trabalho da Doutora Daniele Laibida. Essa passagem de bastão de uma advogada a outra resume o espírito do tempo que vivemos hoje. Tempo de empenho pela paridade de gênero que defendemos para todos os campos da sociedade e, claro, precisa florescer primeiro na nossa instituição. É animador pensar que esta subseção que está prestes a completar 30 anos teve como primeira presidente uma mulher – a advogada Maria Lucia Weinhardt, mãe da Dra. Mariana”, sublinhou.

Memórias e avanços

Em seu discurso, a presidente da OAB Lapa contou o quanto uma solenidade como aquela evoca suas memórias afetivas e como construiu sua jornada a ponto de, inevitavelmente, seguir os passos da mãe. Ela também ressaltou que a linha da gestão deve ser de acolhimento a toda a advocacia da cidade. “Acreditamos que a força na defesa de nossa classe depende muito da coesão e respeito não apenas entre os membros da diretoria, mas também entre todos os colegas. Por conta disso, a nossa forma de atuar se baseia na escuta ativa aos advogados, mostrando sempre o acolhimento necessário para que de fato sintam que a OAB é a sua casa”, disse.

A presidente da OAB Lapa destacou a importância da Ordem como entidade de defesa de princípios democráticos. “Inclusive no que se refere à nossa responsabilidade além de um órgão de classe, no zelo pelos direitos e garantias dos cidadãos e participação ativa na construção de uma sociedade mais igualitária e livre”, observou. “Porque assim é a Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que defende que democracia se constrói com igualdade e pluralidade”, disse Mariana. “Exemplo disso é o fato de hoje termos a primeira presidente mulher em noventa anos de história de OAB Paraná. Dra Marilena Indira Winter”, pontuou.

Discurso de Posso - Mariana Weinhardt Gonçalves

Boa Noite a todas e todos! Cumprimento o Excelentíssimo Dr FERNANDO ESTEVÃO DENEKA, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná na pessoa de quem cumprimento toda a classe dos advogados e advogadas aqui presentes e os presidentes de subseções que nos visitam hoje.

Cumprimento o Excelentíssimo Dr JOSÉ AUGUSTO ARAÚJO DE NORONHA, conselheiro federal e novo ouvidor geral da Ordem dos Advogados do Brasil, que muito nos honra com a sua presença nesta solenidade, na pessoa de quem cumprimento a todos os demais conselheiros estaduais e federais presentes.

Cumprimento também o Excelentíssimo prefeito Municipal da Lapa, Dr. DIEGO TIMBIRUSSU RIBAS, nosso colega e ex-presidente desta casa por duas gestões, com quem tive a honra de trabalhar como secretária - geral adjunta, na pessoa de quem cumprimento todos os cidadãos que nos prestigiam nesta noite.

Cumprimento ainda a Excelentíssima Dra DANIELA BALBINO LAIBIDA, que belamente dividiu a presidência desta casa com o Dr Diego.

Cumprimento a Excelentíssima juíza de direito desta comarca Dra DRA BIANCA BACCI BISSETO, na pessoa de quem também cumprimento demais magistrados, membros do ministério púbico e todos os servidores do poder judiciário que aqui comparecem.

Cumprimento o Excelentíssimo Prefeito Municipal De Contenda, SR ANTONIO ADAMIR DIGNER, na pessoa de quem saúdo todas as autoridades que aqui estão.

Cumprimento também as demais autoridades componentes desta mesa e que abrilhantam este evento:

Excelentíssimo Dr ALZIRO DA MOTTA SANTOS FILHO - secretário-geral da caixa de assistência dos advogados do Paraná

Excelentíssimo Dr HENRIQUE GAEDE – secretário geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná

Excelentíssima Dra FERNANDA VALÉRIO GARCIA DA SILVA – diretora da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná.

Excelentíssimo DR GUILHERME LAPA WERNER, representante do ministério público

Excelentíssimo SR. GILCIANO MOREIRA, presidente da Câmara Municipal de Antonio Olinto.

Cumprimento e agradeço também a presença de todos os familiares e amigos que participaram deste evento. Chegada a nossa tão aguardada solenidade de posse, com ela veio o momento de preparar esta minha fala e consequentemente a preocupação de não conseguir trazer uma mensagem à altura das formalidades costumeiras da nossa Instituição.

Fato é que pensar em solenidades de posse dentro da OAB aciona minhas memórias remotas e afetivas, o que torna este momento sempre tão importante, de ainda mais emoção para mim, e a voz que fala mais alto acaba sendo a do coração.

Os primeiros eventos de OAB que presenciei foram ainda quando criança, acompanhando minha mãe. Naquela época, enquanto a parte, entre aspas “chata”, entenda-se essa que ocorre agora, acontecia, algumas vezes eu conseguia fingir educação e sentava para ouvir – eu de fato gostava de ouvir minha mãe falar -, mas na maioria das vezes eu ficava brincando e correndo como uma doida lá fora até que então era chamada para o jantar, quando eu normalmente já estava descabelada e com a meia-calça arrebentada.

Tenho claro na minha memória um evento específico em que entrei exatamente nestas condições e me sentei para jantar junto com ninguém menos do que o saudoso criminalista Dr. Dalio Zippin. Que baita honra, não?! Mas hoje tenho consciência de que apesar de adorar aquilo tudo, eu não dimensionava a importância daquelas pessoas e seus respectivos trabalhos junto à instituição.

Quando digo que adorava não é sem ressalvas: preciso lhes confessar, eu odiava os tais colégios de presidentes em razão dos quais a minha mãe tinha que se ausentar.

Apesar de todas essas vivências somadas à escolha pela advocacia, seguir os passos da minha mãe, pelo menos dentro da OAB, nunca foi uma meta de vida. Essa era a história dela não a minha.

Fato é que não adianta a gente lutar muito contra valores e princípios que nos são passados desde tão pequenos. A vida se encarrega e nos mostra os rumos.

Há alguns meses, quando o grupo que hoje compõe a atual diretoria desta Subseção se formava e meu nome foi indicado para este cargo, sentei com o César, meu esposo, e contei sobre o convite que tinha acabado de receber, e ele me disse: “Se esta é tua meta de vida, eu acho que você deve aceitar”, ao que e eu prontamente respondi:

Ser presidente de OAB não é uma meta de vida, não faz parte de um desejo ou ambição pessoal. Eu somente aceitaria se eu pudesse trabalhar em prol da classe dos advogados, lutando por dignidade, valorização e respeito e mais ainda, atuando em defesa da sociedade sempre que me fosse possível. Ao que ele então me falou: “Você acaba de me dizer a razão pela qual você deve sim aceitar este desafio”.

Felizmente, eu não estava sozinha. Todos daquele grupo estavam com estes mesmos anseios, e é com base nisto que estamos diariamente trabalhando em prol da nossa classe. O juramento que acabamos de fazer aqui, obviamente não por coincidência, traduz exatamente o que nos move neste momento já que buscamos através da ética e da dedicação praticar a defesa da advocacia.

Neste sentido, temos consciência de nossa responsabilidade como Subseção, tendo em vista justamente que pela proximidade física e conhecimento das peculiaridades de nosso território, muitas vezes teremos que agir e responder de imediato às demandas dos colegas no seu dia a dia.

Acreditamos que a força na defesa de nossa classe depende muito da coesão e respeito não apenas entre os membros da diretoria, mas também entre todos os colegas. Por conta disso, a nossa forma de atuar se baseia na escuta ativa aos advogados, mostrando sempre o acolhimento necessário para que de fato sintam que a OAB é a sua casa.

Em nome de toda nossa diretoria o que lhes digo neste momento, não apenas aos colegas, mas à sociedade como um todo que hoje nos prestigia é que o que podem esperar de nós é muito trabalho e esforço.

Inclusive no que se refere à nossa responsabilidade além de um órgão de classe, no zelo pelos direitos e garantias dos cidadãos e participação ativa na construção de uma sociedade mais igualitária e livre.

Porque assim é a Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que defende que democracia se constrói com igualdade e pluralidade.

Exemplo disso é o fato de hoje termos a primeira presidente mulher em noventa anos de história de OAB Paraná. Dra Marilena Indira Vinter, hoje representada pelo Excelentíssimo Dr FERNANDO ESTEVÃO DENEKA, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná, a quem neste momento faço um agradecimento: muito obrigada pela confiança e acolhimento que tem demonstrado para conosco.

Espero corresponder a todo esforço e trabalho dedicados por sua diretoria à nossa instituição.

Aproveitando, gostaria também de fazer um agradecimento especial ao Excelentíssimo Dr. José Augusto Araújo de Noronha... O Zé Noronha para todos aqueles que já tiveram a oportunidade de dividir com ele algum período dentro da OAB.

Na solenidade de comemoração aos 90 anos da OAB Paraná, o estimado Dr Deneka, ao homenageá-lo citou algo como que você respira OAB e que teu coração é tão grande quanto você. Naquele momento eu tive certeza de que minhas impressões sobre a forma com que você trata a todos que se voltam para colaborar com a nossa instituição não estava errada. Você é um verdadeiro padrinho. Muito obrigada pelos conselhos e ensinamentos. E mais, tenho a ousadia de, não apenas em meu nome, mas em nome de todos os colegas, novamente te agradecer por esta bela sede, construída e inaugurada na sua gestão à frente da OAB Paraná.

Agradeço também ao Dr. Diego e a Dra. Daniela e suas respectivas diretorias, agradecimento este que também faço em nome de toda a nossa classe. Muito obrigada pela dedicação e trabalho em prol dos advogados de nossa Subseção na última gestão. Uma gestão de sobrevivência. Espero honrar o trabalho por vocês desenvolvido e dar continuidade aos seus esforços. Pois como mencionado pela Dra Marilena na recente solenidade de posse da Subseção de Colombo, as gestões de OAB são corridas de bastão. Portanto, lhes digo que nesta prova de revezamento daremos o máximo de nós no mesmo sentido de todas as diretorias que nos antecederam.

Divido com Vossas Senhorias a informação de que hoje já estamos com aproximadamente 4 meses de gestão e neste período conseguimos formar 1 ouvidoria e 26 comissões, nas quais, dos 198 advogados aqui inscritos, 83 colegas se dispuseram a colaborar. Assim, em nome da nossa diretoria eu agradeço a cada um que acreditou e aceitou trabalhar conosco. Muito obrigada, vocês são fundamentais para um gestão de excelência.

Preciso fazer ainda um agradecimento que tenho certeza que é unanimidade entre todos os advogados inscritos na nossa Subseção. Agradeço imensamente à nossa colaboradora Rosana pelo carinho, dedicação e entrega diários para a nossa casa OAB. Muito obrigada. No teu nome aproveito e agradeço a todos os colaborados que nos auxiliam, hoje em especial a todos que tornaram este evento realidade.

À diretoria empossada hoje um agradecimento especial. Sem vocês nada disso seria possível. Agradeço de coração a vocês que aceitaram abraçar esta comigo, ou melhor, que me abraçaram para isso. É uma honra a confiança que vocês depositaram em mim quando me escolheram. Muito obrigada mesmo. E obrigada também pelo absoluto senso de responsabilidade e de companheirismo com que trabalhamos juntos. Me sinto segura de trabalhar ao lado dos profissionais e mais, das pessoas que vocês são.

Ninguém faz sozinho. Ao meu lado tenho como vice –presidente desta Subseção o Dr. Flávio Ribas Cassou, como secretário Geral o Dr. Christian Bueno Moreira, como secretário Geral Adjunto o Dr. Gregório Cezar Borges, como tesoureira a Dra Fernanda Ramin Bendlin, como delegada da Caixa de Assistência dos Advogados a Dra Dayane Mendes Krainski, e ainda a Conselheira Estadual, Dra. Fabiola Ritter Moro. Aos quais sou imensamente grata.

Por último mas não menos importante, gostaria de agradecer à minha família. Deixar este agradecimento para o fim é uma decisão estratégica, pois não sei se conseguiria continuar falando depois disso.

César, meu esposo, meu companheiro de vida. Obrigada por sempre acreditar e me apoiar. Sei que quando você me incentivou talvez não tivesse a exata dimensão do quanto isso interferiria na nossa rotina, mas sei que você faria isso quantas outras vezes fossem necessárias. Esse é o verdadeiro apoio incondicional, ao qual sou imensamente grata. Além disso te agradeço também, por você me dar paz para eu seguir. Paz! É isso que você me proporciona por ser tão presente para o nosso Joaquim, quando eu não consigo estar tanto assim.

Saber que ele está com você me acalma e diminui um pouco a culpa. Ainda que eu saiba que existem grandes chances de ele detestar essa história de colégio de presidentes. Só espero que com o tempo ele também transforme a indignação com os momentos de ausência da mãe em admiração e orgulho, assim como foi comigo.

Dra Maria Lucia Weinhardt, minha mãe. Eu poderia te agradecer por tanto que nem sei, mas meu agradecimento hoje é pelo grande exemplo que você e o pai são para mim. Exemplos de profissionais éticos, responsáveis, humanos. Apaixonados pela advocacia. Vocês sem sombra de dúvidas seguiram à risca o 10º mandamento do decálogo do advogado de Eduardo Couture, que diz,

“Trata de conceber a advocacia de tal maneira que no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres um honra para ti propor-lhe que se faça advogado”

Ainda que nós jamais tenhamos tido este diálogo. Nunca foi preciso. Parece que sempre se soube que assim seria. Palavras não foram necessárias Eu simplesmente os segui e talvez isso seja só mais um exemplo da minha admiração por vocês.

Mãe, muito obrigada por tudo, muito obrigada por tanto.

Por fim, dedico meus passos nesta gestão à memória do meu pai, Ademir Gonçalves.