Educação e denúncia, ferramentas no combate à violência doméstica

A OAB Londrina realizou no dia 16 de agosto o 2º Seminário de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O evento foi uma parceria da subseção com a Delegacia da Mulher, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), da prefeitura de Londrina e da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

O seminário que teve enfoque na educação, contou ainda com o lançamento oficial do programa Mãos EmPENHAdas contra a Violência – uma iniciativa da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).

A embaixadora do programa, modelo e empresária Luiza Brunet, encorajou as mulheres a registrarem boletins de ocorrência e denunciarem seus agressores. “É uma ajuda para poderem compreender melhor a situação e saírem realmente íntegras”, destacou Brunet. A modelo ressaltou a importância de superar a vergonha e denunciar. “Quando a pessoa sai e fala, atrás vêm muita gente”, afirmou.

“A educação é a prevenção para atingirmos a redução dos altos índices de violência intrafamiliar, um problema tão impactante quanto corriqueiro na sociedade brasileira”, declarou a advogada Vânia Queiroz, presidente da OAB Londrina.

A Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB Paraná (Cevige) foi representada por sua vice-presidente, Sandra Lia Leda Bazzo Barwinski, que destacou que a violência não pode ser vista como algo único e isolado na vida de uma mulher e ressaltou a questão cultural, onde se enquadra o machismo – comportamento que coloca a mulher como propriedade do homem. “Um dos fatores que desencadeia a violência é o fator cultural. Desconstruir essa cultura, revendo conceitos e desfazendo preconceitos, seria uma forma de prevenção”, afirmou Barwinski.