Em audiência pública, advocacia de Ubiratã aponta falta de estrutura na comarca

Dezenas de advogados compareceram à audiência pública com o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, na tarde de sexta-feira (5/4), no Fórum de Ubiratã. O encontro faz parte da caravana OAB Paraná Total, em curso desde janeiro, que está identificando os maiores desafios da advocacia nas 161 comarcas do estado. A morosidade na tramitação dos processos foi a principal queixa manifestada.

Os advogadas e advogadas, em participação expressiva, apontaram ainda a falta de servidores em número suficiente no fórum, o que leva a um grande acúmulo de serviço, inclusive com muitas sentenças para serem proferidas e com a espera de até 30 dias para a apreciação de liminares. A expedição de alvarás, acrescentaram, não é priorizada. Além disso, a seção judiciária não conta com juiz substituto. Assim, com a juíza titular em férias durante o mês de abril, mais de 60 audiências já marcadas devem adiadas para o fim do ano.

No encontro, a advocacia reavivou ainda a antiga reivindicação para que a comarca seja elevada para a condição de entrância intermediária.