Em dia de compromisso coletivo presencial, novos advogados se emocionam e anseiam por participar de comissões

O anseio por participar das comissões da OAB Paraná foi manifestado pelos profissionais em início de carreira antes do compromisso coletivo de novos advogados realizado pela seccional em solenidade presencial, na tarde desta quinta-feira (10/2).

“Estou apenas aguardando o meu número de inscrição na Ordem para então me inscrever para a atuar na Comissão de Direitos Humanos”, afirmou Murilo Lourenço, 23 anos, graduado em Direito pela FESP, pouco antes da cerimônia. Com proposta de trabalho para atuar na área criminal, na qual já estagiava, ele quer ampliar seu conhecimento sobre Direito Penal.

Rosângela Rodrigues dos Santos, 49 anos, tem o desejo de se juntar à Comissão da Advocacia Iniciante para compartilhar com outros colegas reflexões sobre a dificuldade de encontrar oportunidades após uma graduação tardia. “Sonhava em ser advogada e em trabalhar por justiça desde a infância. Mas só depois do divórcio e de criar três filhos é que pude ir para a faculdade”, conta.

No UniDomBosco, Rosângela encontrou mestres dispostos a ajudar. A professora Rucieli Maria Moreira Toniolo, atualmente reitora da instituição, mas que à época geria o setor de empregabilidade, abriu para ela a oportunidade de um estágio. Com o apoio do advogado e professor Marcelo Conrado, o estágio virou trabalho permanente. Rosângela também atua como mediadora nos fóruns e sonha em advogar na área de família. “É uma alegria estar aqui hoje, ingressando na OAB na presença de meu pai que tem 87 anos. Ele criou sozinho os quatro filhos. Sou a única a conseguir chegar à graduação”, orgulha-se.

A Comissão de Estudos sobre Violência e Igualdade de Gênero (CEVIGE) é a opção de Hulan Douglas Raval, 23 anos, graduado pela Universidade Positivo. “Vi que as inscrições estão abertas e vou me candidatar assim que estiver com o número da OAB. Vivo na pele o problema do preconceito de gênero e quero me somar à comissão para trabalhar pelo respeito a todos”, declara. Raval atualmente trabalha em uma empresa de consultoria, mas espera migrar para o contencioso. De Paranavaí, onde nasceu, a família acompanhou o juramento e segue na torcida pela realização de seus sonhos profissionais.

Acesso

O caminho para ingresso nas comissões temáticas é simples. Nesta gestão o acesso está sendo ampliado com a publicação de um edital de inscrições para todos os interessados em participar delas. As inscrições começaram no último dia 3 e vão até 18 de fevereiro, neste link. No primeiro edital foram abertas para cerca de 60 comissões de diversas áreas do direito. Os interessados podem escolher até três comissões.

Ao todo 60 compromissandos – 32 mulheres e 28 homens – participaram da cerimônia desta quinta-feira. A solenidade foi conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, tendo nos trabalhos de secretaria a conselheira estadual Fernanda Valério, também diretora da Jovem Advocacia. A advogada Caroline Cavet também compôs a mesa como representante da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR).

Saudações

O juramento do advogado foi lido por Dayana Mari Bajerski. Quatro compromissandos foram à tribuna para fazer suas saudações. Elizângela da Silva frisou que o momento “é também de vitória das famílias”. Nelson Costa de Souza ressaltou que é papel da advocacia “defender os direitos dos cidadãos e também a democracia do país”. Bárbara Soares Rainha também citou o papel da advocacia na busca por justiça.

Eyvid Thomas Albiero destacou que os advogados e advogadas têm papel fundamental na busca por uma sociedade mais justa. “É uma honra prestar compromisso diante da primeira mulher a presidir a OAB Paraná e neste ano em que a seccional completa 90 de dedicação à democracia, aos direitos humanos, às prerrogativas e à promoção de uma sociedade mais igualitária”, afirmou Albiero, que é funcionário da OAB Paraná, assim como Juliana Cristine Ventzki, que também prestou compromisso na solenidade.