Em iniciativa pioneira, OAB Londrina realiza encontro com advogados iniciantes

A OAB Londrina está realizando uma iniciativa pioneira ao reunir os iniciantes que vão ingressar na advocacia para uma breve capacitação. O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira (6) com os bacharéis que vão prestar compromisso na próxima sexta-feira (8). Durante a palestra, que teve um clima de conversa, membros da diretoria da subseção explicaram o funcionamento da Ordem, falaram sobre prerrogativas profissionais, sobre questões de ética, abordaram os limites da publicidade da advocacia, entre outros temas.

A ideia surgiu a partir de uma conversa de membros da diretoria de Londrina com Alberto de Paula Machado – que presidiu a OAB Paraná de 2007 a 2009 . “Ele apontou a dificuldade do compromissando, que muitas vezes não sabe no que está entrando, nem o que a instituição pode oferecer”, conta o vice-presidente da OAB Londrina, Mário Sérgio Dias Xavier. O membro da diretoria da subseção explica que a ideia é “tirar impressão que o advogado só tem de o dever de pagar anuidade” e mostrar tudo que a OAB pode oferecer.

Conselhos práticos

Os novos profissionais receberam também dicas práticas relacionadas a questões de tributação, noções éticas a respeito dos serviços que vão oferecer e da tabulação de preços. Os compromissandos foram ainda apresentados às comissões e convidados a se engajar nelas. “Apresentamos um cenário para que percebam quão grandiosa é a instituição e o que faz para proteger o advogado e facilitar sua vida”, conclui o vice-presidente da subseção.

A reunião de estreia do projeto durou duas horas, pois teve bastante interação dos participantes.  Além das palestras, as dependências da OAB Londrina também foram apresentadas. O evento foi aberto por Xavier e as apresentações foram feitas pelos seguintes representantes da subseção: o diretor-tesoureiro, Fabiano Nakamoto; o secretário-geral adjunto, José Carlos Mancini Júnior; e a coordenadora do Núcleo Jovem da subseção, Jaqueline Corazza.

Por todo o Paraná

O presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, considera que a iniciativa deve ser replicada em todo o estado, pois traz mais esclarecimento e aproxima os novos advogados da Ordem. “Esse é um projeto que pretendemos expandir no Paraná todo, fazendo sempre uma preparação antes do compromisso para o advogado que vai iniciar a sua profissão. É muito importante que o profissional conheça as suas prerrogativas e o funcionamento da OAB, para que possa exercer na sua plenitude a condição de inscrito na OAB, tendo sempre a instituição ao seu lado, especialmente no que tange à defesa das prerrogativas profissionais”, observou o presidente da seccional.