Em novo episódio, podcast da CAI entrevista Marilena Winter sobre carreira da mulher advogada

A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, é a convidada do quarto episódio do podcast “Questão de Ordem”, produzido pela Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) da OAB Paraná. A entrevista foi feita pela advogada Katiely Riberio, diretora de Comunicação da comissão. O programa é quinzenal tem como objetivo disseminar informações relevantes para os advogados e advogadas em início de carreira. Os episódios estão disponíveis nos canais da Escola Superior de Advocacia no Spotfy, Deezer e Google Podcasts.

“O tema da mulher em início de carreira é muito oportuno em todas as profissões, não apenas na advocacia. Contudo, temos a imagem de que as carreiras jurídicas são muito próximas a um perfil masculino. Na advocacia esse estigma decorre um pouco da ideia de que um bom profissional precisa ser muito combatido. Vivemos ainda uma realidade de que as disputas são resolvidas litigiosamente, por embate. Mas tenho a nítida impressão de que essa não é mais a realidade. Ao contrário: na advocacia, e no Direito de um modo geral, a procura tem sido muito maior pelas mulheres. Posso narrar esse fato tomando por base a bonita solenidade que fazemos para o compromisso de novos advogados. Há alguns anos observo que a maioria de novos profissionais são mulheres. Em algumas solenidades, o dobro. E temos visto também o quanto as mulheres têm sido bem sucedidas na advocacia”, observou.

Para Marilena Winter, a pandemia de covid-19 trouxe luzes sobre as dificuldades muito típicas das mulheres. “Muitas advogadas em início de carreira são também jovens mães, o que significa que tiveram uma sobrecarga extra, pois sua rede de apoio acabou sendo suspensa. Ainda hoje as escolas e creches suspenderam aulas e também não havia a ajuda das pessoas que colaboram com o cuidado das crianças em casa. Acabou se revelando que, ao contrário do que se imaginava, o cuidado com os filhos ainda é tarefa predominantemente feminina”, lembrou.

Leitura

No encerramento do episódio, instada a indicar um livro, a vice-presidente da OAB Paraná recomendou “Como os advogados salvaram o mundo”, a obra escrita por José Roberto de Castro Neves e editada pela Nova Fronteira em 2018. “O livro conta a história da nosso profissão e sua contribuição para a humanidade. Descobre-se, por exemplo, que a grande escola de Direito europeia, de que somos herdeiros, surgiu pela vontade e pelo trabalho de uma mulher”, disse, deixando a porta aberta para a curiosidade dos interessados na obra.