Em sua primeira sessão ordinária do ano, Conselho Pleno homenageia José Cid Campêlo

Em sua primeira sessão ordinária da gestão 2018-2019, o Conselho Pleno da OAB Paraná prestou uma homenagem aos familiares do ex-presidente José Cid Campêlo, falecido no dia 4 de janeiro, aos 86 anos. Coube a Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, ex-presidente da seccional e amigo de longa data de Cid Campêlo, a saudação oficial em memória do advogado.

“Cid Campêlo nasceu em 1932, se formou em Direito em 1958 e exerceu a advocacia por 61 anos, inclusive como procurador do Estado, professor de Direito, presidente da Ordem. Quantas lutas, quantas batalhas. Quantas leituras, quantas reflexões sobre as questões que lhe foram confiadas”, afirmou Albuquerque. “Foi advogado lutador, que não se acovardava. E advogado lutador não mede esforços para defender aquele que o contratou”, completou.

O presidente Cássio Telles destacou que se trata de um reconhecimento justo por parte de toda a advocacia do Paraná pelo belíssimo trabalho que Cid Campêlo realizou em favor da instituição. “Temos na figura dele uma lembrança de muita luta pela nossa instituição, uma lembrança de um advogado ímpar, com uma atuação ética, exemplar e modelar para toda a advocacia e, também, um pai de família exemplar, uma pessoa que granjeou tantas amizades. Essa homenagem demonstra a admiração, o reconhecimento pelo trabalho que ele realizou em favor OAB e, sobretudo, da advocacia paranaense”, disse.

O evento contou com a presença dos ex-presidentes da OAB Paraná Newton de Sisti, José Lucio Glomb, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Alberto de Paula Machado, José Hipólito Xavier da Silva, do ex-diretor da seccional Roberto Linhares, e da ex-conselheira federal Edni de Andrade Arruda.

Advogado

José Cid Campêlo Filho agradeceu a homenagem em nome da família – Zelia Cavallin Campêlo, Rita, Josélia, Rafaela, Adriane, Paula, Victor, Roberta, Fernando, Camila, Lucas, Juliana e Harlen.  O advogado falou da paixão do pai pela profissão. “Se fosse possível definir José Cid Campêlo, não seria necessário dizer muitas palavras, mas tão somente que ele foi advogado. Creio que ele não desejaria que lhe fizessem outra homenagem além de ressaltar que ele dedicou toda a sua vida para exercer a sua profissão com fé e dignidade. Ele empregava todos os recursos intelectuais sem descanso para defender os seus clientes”, destacou.

Confira o vídeo produzido pela OAB Paraná em homenagem ao advogado.

Natural de Paranaguá, Cid Campêlo formou-se advogado na segunda turma da Facul­dade de Direito de Curitiba, em 1957.  Prestes a completar 59 anos de profissão, atuou nas áreas Cível, Ad­ministrativa e Comercial. Ao longo de sua vida profissional, inte­grou o Conselho Fiscal da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná nos anos 1960 a 1980. Entre as décadas de 1970 e 1980, foi membro do Tribunal de Ética Profissional. Em 1987, tornou-se conselheiro estadual. No biênio seguinte, foi eleito presidente da OAB Paraná, cargo que ocupou de 1889 a 1991.

“Falar do ex-presidente José Cid Campêlo para mim é uma honra. Considero-o como o presidente pacificador, que conseguiu conciliar interesses de grupos divergentes que se debatiam na OAB à época. Ele conduziu a presidência com muita serenidade”, relembra o advogado Alfredo de Assis Gonçalves Neto, ex-presidente da OAB Paraná.

Uma das marcas da gestão de Cid Campêlo foi a participação ativa da seccional na elaboração da Constituição do Estado do Paraná, promulgada em outubro de 1989.  Sua diretoria também promoveu estudos sobre as medidas do governo e apontou as afrontas à Constituição.  Internamente, a gestão fortaleceu a interiorização da Ordem com a criação de subseções em Santo Antônio da Platina, Marechal Cândido Rondon, Cianorte, Telêmaco Borba, Prudentópolis e Laranjeiras do Sul.

Os ex-presidentes Newton José de Sisti e Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque enaltecem o espírito versátil e otimista de Campêlo. “Ele resolvia todos os problemas na base da cordialidade.  Campêlo era um advogado íntegro, com dedicação total à advocacia”, pontua Sisti.

“Campêlo foi e deixou saudades e boas lembranças. Advogado de renome, brilhante, não se entregava nunca, brigava sempre pelos seus clientes, com alta dose de confiabilidade”, completa Albuquerque.

De 1993 a 1995 representou o Paraná como conselheiro federal da OAB, quando foi Coordenador Nacional do Exame de Ordem e integrou a Comissão Revisora do Código de Ética Profissional e da Advocacia.  “Foi uma satisfação conviver com a pessoa de Cid Campêlo quando estivemos juntos no CFOAB, onde ele se destacou apresentando uma série de projetos e participando de decisões importantes que merecem registro em sua biografia”, recorda Alfredo de Assis Gonçalves Neto.