Emoção e reconhecimento na despedida de Dálio Zippin Filho

A comunidade jurídica se despediu na manhã desta terça-feira (18) do advogado Dálio Zippin Filho. Respeitado criminalista paranaense, Zippin Filho se destacou pela atuação em prol da advocacia e dos direitos humanos, dedicando-se a diversos projetos da OAB ao longo da vida. Na atual gestão integrou a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB e atuou em importantes frentes, como no caso do homicídio da advogada Kátia Regina Leite Ferraz, em que foi designado para acompanhar o processo e os julgamentos em nome da seccional.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo criminalista, frisando que Zippin Filho foi um grande colaborador da OAB. “O Dr. Dálio foi um grande guerreiro, que se destacou na luta pela defesa dos direitos humanos, principalmente pelo direito dos mais carentes. Foi um advogado humanista, que sempre se preocupou em exercer com firmeza, ética e determinação a advocacia”, disse.

Amigo de longa data, o conselheiro federal José Lucio Glomb, ex-presidente da seccional, ressaltou que Zippin Filho sempre buscou igualdade entre as pessoas. “Lutava pelos direitos humanos com muita dedicação. Ele já vinha da escola do pai dele, Dálio Zippin, conhecidíssimo pela bondade e solidariedade que certamente foi legada ao Dálio. Era um esportista, uma pessoa com muito bom humor, que deixará muita saudade por tudo que realizou junto à Ordem e à comunidade de maneira geral”, disse.

“Com mandato ou não, Dálio sempre estava à disposição dos que lhe cercavam e da OAB. Quando fui Presidente Nacional da Ordem designei Dálio para representar a instituição, em difíceis eventos, aqueles que ninguém aceitava. Corajoso, independente, personificava o bom advogado paranaense é brasileiro. Perdemos todos com sua morte”, lamentou o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Antonio Busato.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Paraná, Alexandre Salomão, Dálio Zippin Filho “foi um exemplo de trabalho e abnegação, sempre pronto para atuar em prol da sociedade paranaense”. “Ele foi um grande advogado criminal, um grande defensor das causas dos direitos humanos, tendo até o fim de sua vida militado na Comissão Nacional de Direitos Humanos. Foi presidente de diversas comissões da OAB, teve imenso destaque presidindo a CDDH, deixa um legado imenso à advocacia paranaense”, afirmou.

A Comissão da Advocacia Criminal da OAB Paraná, presidida pelo advogado José Carlos Cal Garcia Filho, também manifestou seu pesar com a notícia. “Dálio foi um dos grandes advogados criminais do estado. Prestou valorosos serviços à Ordem dos Advogados, à frente de diversas comissões, como a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos. Era muito admirado e respeitado por toda advocacia criminal. Deixará muitas saudades”, disse Cal Garcia Filho.

50 anos de advocacia

Além de atuar em diversas comissões da OAB Paraná, Zippin Filho também foi representante titular da Ordem no Conselho Penitenciário do Estado do Paraná. Em julho deste ano, esteve entre os advogados (foto) homenageados pelos 50 anos de exercício ininterrupto da profissão de maneira ilibada, ou seja, sem nenhuma condenação disciplinar.  “O patrimônio que deixaremos de herança é o exemplo moral, que jamais acabará”, disse Dalio Zippin Filho na ocasião, em nome dos demais 69 homenageados.

No mês de setembro, o advogado esteve presente na inauguração da Sala do Advogado no Fórum Criminal, que leva o nome de Dálio Zippin. Em agradecimento à homenagem, Zippin Filho falou sobre o legado de seu pai e o exemplo de luta pelos direitos humanos, e pelos direitos dos advogados. “Esta homenagem é muito importante, não só para a família, mas porque ela demonstra às futuras gerações que vale a pena ser um advogado correto, honesto, que se preocupa com as questões da Ordem e da advocacia”, disse na ocasião.