Empossada a nova diretoria da OAB Maringá

“Se não vivemos para servir, não servimos para viver”. Com esse lema a advogada Ana Cláudia Pirajá Bandeira apresentou-se na solenidade de posse para a missão de ser a primeira mulher a presidir a OAB Maringá, a segunda maior subseção do estado, com 5 mil advogados ativos, número superior ao de algumas seccionais da OAB. Ana Cláudia, que na gestão anterior era vice-presidente, ressaltou que ser a primeira mulher a comandar a subseção “é um grande desafio, mas também motivo de muito orgulho”.

Realizada na noite de quarta-feira (23/1), no Teatro Calil Haddad, a cerimônia prestigiada por advogados, autoridades locais e estaduais e ainda pela sociedade em geral, foi conduzida pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles. Também estiveram presentes a secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Christhyanne Regina Bortolotto; o diretor-tesoureiro da seccional Henrique Gaede; o diretor de prerrogativas Alexandre Salomão; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) Fabiano Piazza Baracat; o conselheiro federal Airton Molina e o ex-presidente da subseção maringaense Marcelo Costa.

Além da presidente, na cerimônia assumiram solenemente os cargos para os quais foram eleitos o vice-presidente Bruno Grego dos Santos, a secretária-geral Sheyla de Sousa Borges de Liz, o secretário-geral adjunto Everton Caldeira e o tesoureiro Éder Fabrilo Rosa, além dos conselheiros da subseção.

Dignidade e inclusão

A presidente enfatizou que a diretoria e conselho trabalharão por mais dignidade e respeito à advocacia, em defesa das prerrogativas profissionais, de honorários justos e da inclusão de todos os advogados. Ela também reafirmou o compromisso de dar ao jovem advogado todo o respaldo para que se desenvolva na profissão e citou ainda que sua diretoria se manterá na luta pela dignidade humana, por cidadania e por justiça social.

“Estou encorajada a lutar pela melhoria do ensino jurídico, pelos jovens e maduros advogados, que têm a nobre missão de falar pelos cidadãos, lutar pelo povo. Quero citar uma brilhante advogada que me inspira, Marilena Winter, vice-presidente da OAB Paraná: que o feminino no mundo, independente do corpo que habita, seja sempre valorizado; nunca diminuído, para que um dia alcancemos o almejado equilíbrio dos direitos e das forças que governam a civilização”, afirmou ela.

Exemplo

O presidente Cássio Telles destacou o orgulho de abrir a solenidade de transmissão de cargos em Maringá, cuja subseção é exemplo para demais do Paraná em termos de gestão, austeridade e ações realizadas em favor da advocacia, além de empossar a primeira mulher presidente da entidade maringaense. O presidente parabenizou a gestão anterior, que soube trabalhar pela inclusão da advocacia, além de deixar como legado a construção da nova sede da subseção.

“Maringá é realmente um exemplo a ser seguido por todas as demais subseções, pela maneira como é gerida. Não apenas pela seriedade e pela austeridade, mas também por ser inclusiva”, disse o presidente antes dos cumprimentos em que fez alusão à competência dos ex-presidentes da subseção Marcelo Costa, Airton Molina e César Moreno e aos diretores da seccional presentes, mencionando que estes “fizeram questão de abraçar a advocacia maringaense”. Telles também citou os conselheiros estaduais de Maringá afirmando que qualificam o Conselho Seccional.

Valores

“A missão da Ordem dos Advogados do Brasil é histórica, é fazer respeitar a Constituição Federal, respeitar as leis, promover a justiça social, a democracia, a dignidade e o cumprimento dos valores republicanos. Estamos sob a vigência da mais longeva Constituição do período democrático, que foi em grande parte obra da advocacia brasileira. Ulysses Guimarães era advogado; Bernardo Cabral, o relator geral, também é advogado. Começamos em 1988 a pavimentar o caminho da redemocratização e da valorização das garantias fundamentais”, afirmou Telles, lembrando que depois da promulgação, a advocacia brasileira trouxe para o país outras contribuições importantes, como o Estatuto do Idoso, a proteção aos consumidores, a lei de proteção à pessoa com deficiência, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código Florestal, o novo Código Civil, o controle da administração pública com diplomas como a Lei da Transparência, a Lei da Responsabilidade Fiscal, a Lei do Combate à Corrupção e a Lei da Ficha Limpa, que teve a Ordem dos Advogados do Brasil como sua precursora.

“Temos também a Ação de Descumprimento de Inconstitucionalidade (ADI) 4.650, que garantiu o fim do financiamento de empresas nas campanhas eleitorais. Tudo isso faz com que estejamos vivendo um novo momento no país. Quero enaltecer o trabalho do Ministério Público, da magistratura e também da advocacia no combate à corrupção. Tenho certeza de que essa união de forças contribuirá para que cheguemos ao país ideal, com democracia, inclusão social e preservação dos valores republicanos. O progresso econômico deve ser feito com os olhos postos naquilo que a Constituição propugna: com a redução das desigualdades sociais e regionais, promovendo o bem de todos sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade ou de quaisquer outras formas de discriminação”, sustentou o presidente.

Ao fim de seu discurso, Telles renovou o compromisso dos dirigentes de Ordem perante a sociedade. “Nosso compromisso é defender a Constituição Federal, seus valores e garantias fundamentais. Que assim seja! Que lutemos por uma sociedade mais justa, mais fraterna e de mais igualdade. Lutemos pela felicidade de nossos semelhantes e pela paz social”, propôs.

Balanço

Emocionado, Marcelo Costa fez um balanço da gestão 2016-2018 citando 80 intervenções em favor das prerrogativas profissionais; 93 procedimentos de fiscalização profissional e 219 representações ético-profissionais. Ao longo do triênio em que presidiu a subseção foram constituídas 42 comissões temáticas, com a participação de 581 advogados; feito o diagnóstico de prerrogativas com 1.200 advogados e realizados três congressos jurídicos (Conjuri) e mais de 300 eventos. Costa lembrou ainda que a OAB esteve representada em 10 conselhos municipais e que a sede foi ampliada de 646 para 1.337 metros quadrados.