Empossada a nova diretoria da OAB Palotina para o triênio 2022-2024

A nova diretoria da OAB Palotina para o triênio 2022-2024 tomou posse na última sexta-feira (27) em sessão solene conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. O advogado Evandro Mauro Vieira de Moraes foi reconduzido à presidência. Também tomaram posse  a vice-presidente Scheila Bau Gabriel, o secretário-geral Jardel Rangel Paludo Bento, o secretário-geral adjunto Marcos Vinicius Barbosa e a tesoureira Gabriela Sgarioni de Faria.

Ao se dirigir aos presentes, a presidente da OAB Paraná lembrou os desafios do  tempo presente e a necessidade de buscar outras maneiras de resolver conflitos. “Como destacou a advogada Olívia Fürst na aula magna promovida pela ESA no início de maio, o novo paradigma de negociação é baseado em práticas colaborativas na advocacia, que se colocam – assim como a arbitragem, a conciliação, a mediação e o próprio litígio – como caminhos que precisamos conhecer bem para oferecer aos nossos clientes, adaptando a melhor solução para cada caso e passando a priorizar a perspectiva não-destrutiva das relações”, disse.

“A OAB Paraná se propõe a ajudar cada advogado a responder a esses desafios. Os cursos da ESA estão hoje disponíveis para interessados de todo o Brasil e mesmo do exterior. Com a plataforma on-line consolidada no último triênio a escola alcançou 120 mil alunos e rompeu em definitivo qualquer barreira geográfica. Os espaços compartilhados, bem como os inúmeros serviços oferecidos pela Caixa de Assistências da OAB Paraná, têm sido uma prioridade para a OAB Paraná”, destacou Marilena Winter.

“O diálogo interinstitucional também ganha relevância. Constituímos em abril o Observatório do Judiciário, para acompanhar as demandas por melhoria no Judiciário postuladas pela advocacia em todo o Paraná e observar os índices divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça em cada unidade jurisdicional. Também inovamos ao ampliar radicalmente o número de participantes nas comissões que se constituem como verdadeiro motor da OAB Paraná. Nesta gestão temos 6.800 advogados atuando voluntariamente nas quase 70 comissões temáticas. Um verdadeiro orgulho para todos nós. São eixos de trabalho que adotamos para seguir adiante nessa jornada que em Palotina começou no ano 2000, quando a subseção foi instalada”, prosseguiu a presidente.

Homenagens

Os advogados que integraram a diretoria da gestão anterior e a presidente da OAB Paraná foram homenageados na ocasião. O presidente da subseção enalteceu o trabalho realizado pelas diretorias que o antecederam, bem como o apoio da seccional e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para realizar o trabalho em defesa dos interesses da classe,  assegurando a prestação de serviço à comunidade. “No espaço da Justiça do Trabalho, que foi conquistado com muito esforço pela comunidade que os poderes constituídos os advogados iam até Assis Chateaubriand, como o Juiz do Trabalho também atende lá e muitas vezes os advogados necessitavam deslocar-se, as vezes com vans, para pra levar as partes, enfim, e hoje nós temos este atendimento que é prestado aqui”, confira o discurso na íntegra abaixo.

Discurso - Presidente Evandro Mauro Vieira de Moraes

Presidente Evandro Mauro Vieira de Moraes Bom dia a todos os presentes.

Diante do adiantado do horário tentar resumir o discurso preparado, tinha preparado um texto curto, mas ouvindo algumas pessoas que passaram antes aqui eu vou mudar um pouco em razão de algumas mensagens bonitas que eu vi que ouvimos.

Inicialmente gostaria de agradecer aqui nossa presidente Marilena Indira Winter e o vice-presidente Fernando Deneka, que demonstram um grande esforço percorrendo todo o estado do Paraná realizando diversas posses, o que é feito com grande dificuldade.

Através deles eu estendo os cumprimentos a toda a mesa e também a todas as autoridades aqui presentes que já foram nominadas.

Gostaria especialmente de lembrar que nós temos a presença não tão próximas daqui, nossos colaboradores, a Secretária Kátia aqui que organizou esse espaço, sendo que nós temos uma funcionária. O Vanildo aqui presente, em nome dele parabenizo toda a imprensa que fazem um trabalho sério, assim como o cerimonialista Adriano veio falar aqui.

Agradeço também toda a comunidade nos prestigia o evento, nós temos aqui associação comercial, os vereadores que vieram acompanhar também, os representantes do poder executivo aqui, o Dr. Lucas Pedron, os familiares especialmente agora falando, dos que vem um pouquinho mais distante. Sempre gosto de mencionar a presença de nossas queridas presidentes hoje aqui, sendo a Anemere que veio de Toledo, a Liziane de Guaíra, Fernanda de Iporã, Nair de Marechal Cândido Rondon que está representando o colégio de presidentes de subseções. Registro também a presença do doutor Luiz Cláudio, que vem de Guaíra, apresentado aqui o Tribunal de Ética e Disciplina e também toda nossa diretoria anterior aqui representada pela Dr. Fabiúla Maroso, que foi delegada da Caixa; os ex-presidentes, Dr. Leocir Ródio, Dr. Airton e através deles também estendendo aqui a nova diretoria, especialmente a Dra. Vera, que também fez parte da vice-diretoria e hoje está sendo nomeada delegada da Caixa de Assistência dos Advogados.

Nossos nobres diretores que estão aqui se empenhando pra fazer todo esse trabalho em prol da comunidade. Digo assim, esse espaço da OAB, que é especial para os advogados. Mas conforme os princípios do Art. 44 do nosso Estatuto que diz também das funções da ordem como foi muito bem colocado aqui pelo Dr. Silvio, são as atividades que Ordem procura fazer pra comunidade, como a boa aplicação das leis e pela inclusão social. Ontem mesmo, estivemos com um grupo do terceiro ano do colégio, neste espaço adolescentes que estavam procurando qual caminho seguir vieram conhecer a função dos advogados. Dias atrás foi realizado aqui um curso de licitações com o município e já teve uma segunda etapa utilizando bastante o auditório e assim é um espaço aqui para comunidade.

E este espaço, é importante que seja lembrado, é uma obra bonita, grande e muito funcional.

No espaço da Justiça do Trabalho, que foi conquistado com muito esforço pela comunidade que os poderes constituídos os advogados iam até Assis Chateaubriand, como o Juiz do Trabalho também atende lá e muitas vezes os advogados necessitavam deslocar-se, as vezes com vans, para pra levar as partes, enfim, e hoje nós temos este atendimento que é prestado aqui.
No período da pandemia, por exemplo, nós sofremos muito e o Sr. Neri, ex-presidente da associação comercial sempre muito cauteloso, com cuidado, resolvendo os problemas sem causar mais problemas. Então, no período da pandemia eu lembro que tinham perícias, agendadas. Sediamos o espaço lá que era pequeno, na sede antiga, um pouco precário, eu lembro que houve um período lá até que a nossa secretária não pôde acompanhar, tinham sete perícias lá e eu me dispus a ir lá abrir e recepcionar e fico feliz que agora o Dr. Marcelo Penteado que é o médico perito, já marcou mais algumas perícias aqui, para que os processos possam tramitar. É de interesse dos reclamantes, das empresas, querem eles que se definam situações.

Então, essa parceria em prol da comunidade é muito importante. Mas é um ponto que eu queria destacar, ouvindo a pastora Andrea dizer antes, colocando uma passagem bíblica narrada por João, representando um período aqui, que lembra a Páscoa, recente, eu por coincidência estive ouvindo, escuto mensagem pela manhã e como é interessante esse trecho que ele fala do defensor. Depois de três anos que ele esteve ensinando os apóstolos e ele estava preparado.

Depois da santa ceia ele fala que continuaria tendo um defensor ali que ele se refere ao Espírito Santo, porque ele consegue ensinar até uma parte e depois ele não não fala mais, então ele espera que esse Espírito Santo seja o nosso defensor, que dê o testemunho e nisso ele nos dá um exemplo, sempre quanto temos uma glória, e eu comparo com esse espaço, um espaço bonito, ali também está presente a tribulação, está presente o sofrimento de todos que trabalharam pra isso, toda essa comunidade e de toda a nossa família. Eu as vezes saio pra trabalhar, o Mateus pede, Evandro, você vai na OAB? Você vai no escritório? Você vai na Prefeitura? E eu falo que ainda vou ver onde eu vou filho, mas eu tive um exemplo, nessa semana nós temos um grande amigo advogado aqui que é o Dr. Ricardo, não pode vir, pois nasceu a filhinha dele, e o nome dela é Maria Luiza. Eu sempre lembro da minha mãe, é o nome dela, e eu tive esse exemplo quando eu vi ela sair trabalhar, meu pai era falecido, então meu irmão que está aqui, o Sandro e falo com muito orgulho porque nós temos que trazer o sofrimento desses momentos e todos tem o seu e eu vi a minha mãe vindo do trabalho com três filhos em casa, ela vinha do trabalho e nós ajudávamos ela, muitas vezes a lavar a roupa, ela tinha feito cirurgia do coração e aos finais de semana ela fazia bolos e hoje nós vamos experimentar aqui os bolos também feitos pela Andreia. Então essas pequenas coisas é o que valem a pena porque em todo momento de glória nós vemos o sofrimento e quando nós passamos pelo sofrimento temos certeza que haverá a glória lá na frente.

E dessa forma gostaria assim de agradecer a todos os advogados aqui de Palotina que compreenderam todos os nossos erros, meus erros a frente da direção porque eu pedi o voto, pedi pra poder continuar e trabalhar e especialmente pela seccional pelo trabalho que foi feito pela diretoria anterior, pelo presidente Cássio e por esta nova diretoria, pela presidente Marilena e pelo vice presidente Fernando Deneka também, e para minha surpresa tive um grande apoio dos colegas, sendo que para a seccional foi a maior votação. É um a subseção pequena, nós sabemos disso, nova, mas é o que nós podemos passar em forma de gratidão, e por isso peço um salva de palmas para a diretoria.