Expectativa com nova legislatura é tema de artigo do presidente da Seccional

A edição de domingo (30) do jornal Gazeta do Povo, trouxe uma reportagem sobre as expectativas para o início dos trabalhos na Assembélia Legislativa do Paraná em 2011. Um artigo do presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, completou a reportagem. Leia o texto na íntegra: 

Opinião
O ano e a década
Se 2010 nos trouxe a satisfação de saber que as pessoas são cada vez mais capazes de se indignar contra a corrupção, contra os abusos de quem aproveita cargo público para dele auferir vantagens pessoais ilícitas, como vimos no movimento “O Paraná que Queremos”, 2011 apresenta os desafios típicos da renovação desencadeada pelo período pós-eleitoral.
Temos novos responsáveis pela administração federal e pela estadual. As Mesas Diretoras no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa serão renovadas. Novos presidentes assumem no Tribunal de Justiça, TRE e Tribunal de Contas.
Ao mesmo tempo em que o cidadão dedica-se a garantir seu sustento, impulsionado pelo crescimento da economia, tem o dever de prosseguir com a fiscalização do poder público e para isso, aqui no Paraná, disporá da Lei da Transparência.
Da nova legislatura espera-se profundo respeito no trato das questões públicas. Menos maquiagem, menos lantejoulas, como títulos honoríficos. Mais efetividade, com debates sérios e ações sobre os temas relevantes do estado e do país.
O excesso de cargos de confiança – mais de 2 mil só na Assembleia – é tema ainda sem resposta, dentre tantos mais que provocam a deterioração das contas públicas. Caberá à nova legislatura enxugar seus quadros, sob pena de passar o recibo de uma continuidade ineficiente.
Ao cidadão cabe vigilância. Mais do que uma expectativa, esta é uma exigência contemporânea. Em um mundo no qual foram, ao menos virtualmente, abolidas as distâncias, ninguém pode ter o direito de ser uma ilha, isolado e alienado. Assim agindo, de ano em ano ganharemos a década.
José Lucio Glomb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *