Ferramenta para registro imobiliário vence primeiro Hackathon jurídico do Sudoeste do Paraná

Batizada de Atthus, uma plataforma de rastreamento de informações e documentos para registros imobiliários venceu o Legal Hackathon OAB Pato Branco, realizado dentro do Invetum, série de eventos multidisciplinares realizada em Pato Branco de 8 a 13 de novembro. Integrando a programação jurídica do Inventum, a maratona de programação foi a primeira do gênero a desafiar a prototipagem de soluções para a área jurídica no Sudoeste do Paraná.

“Pato Branco já tem um ecossistema muito forte de inovação, mas ele ainda não havia se voltado para as dores da advocacia, que passava ao largo das soluções aqui pensadas. Agora, com esse evento, iniciamos a sensibilização para a importância do tema e para as grandes possibilidades que o nosso meio traz consigo. A importância reside justamente na contribuição do aprimoramento da própria ideia de justiça, através da otimização do trabalho do advogado, da eficaz aproximação deste com o seu cliente e, ainda, da democratização do Direito”, considera o presidente da subseção, Jânio Santos de Figueiredo.

A plataforma Adsis, que cria um relatório de processos e controle de prazos pelo mapeamento de PDFs de sistemas de processos eletrônicos, ficou em segundo lugar no hackathon. O terceiro projeto premiado foi o  “Resolve minha multa”, uma base digital para resolução e protocolo online de recursos de multa de trânsito, com a aproximação de advogados e clientes.

Pioneirismo

A ideia de chamar os profissionais do Direito para criar soluções digitais para seus problemas cotidianos tem ganhado cada vez mais força no Paraná, onde a seccional da Ordem estabeleceu o descortinar de caminhos da advocacia 4.0 como uma de suas metas de gestão. “Sabemos que nossa profissão, assim como quase todas as demais, está em franca revolução com o uso cada vez mais maciço da tecnologia. Não queremos seguir tendências apenas; queremos sair na frente como protagonistas das soluções para os problemas com os quais nos deparamos no cotidiano profissional”, afirma o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, que esteve presente nas atividades jurídicas do Inventum.

O pioneirismo tem, de fato, sido a marca da seccional também no campo da inovação. Em 2016, foi realizado na seccional o I Hackathon da OAB Paraná, que teve como vitoriosa a equipe que desenvolveu um aplicativo de jurisprudência estatística batizado de Jurimetric. A partir de então, evento entrou para o calendário da seccional. Este ano, a Comissão de Inovação e Gestão resolveu elevar a escala do desafio e fez com que a OAB Paraná integrasse uma das etapas locais com Global Legal Hackathon. A aposta deu certo: a proposta criada aqui foi selecionada entre as 12 finalistas mundiais que se apresentaram em Nova York em maio deste ano.

1º lugar:

Matheus Girotto
Gregory Pimel
Ysak Groth
Maikon Pscheidt

2º lugar:

Aline Bampi
Gabriel Prando
Gustavo Luiz Andrade Correa
Tatiany Keiko Mori
Thais Gabriela Piovezana dos Santos

3º lugar:

Anderson Tenório
Anderson Pereira
Lucas Mascarenhas Coelho
Ana Paula Lagos dos Santos
Gabriella Ferreira e Silva