Fortalecimento da presença feminina em pauta no I Encontro Nacional de Advogadas Dirigentes do Sistema OAB

Um debate sobre o fortalecimento da presença das advogadas no sistema OAB e a execução de projetos voltados para as realidades das mulheres advogadas nos âmbitos da capacitação, prerrogativas e ações inclusivas norteou a programação do I Encontro Nacional de Advogadas Dirigentes do Sistema OAB. O evento acontece na tarde desta quarta-feira (4), na OAB-CE, com a presença de representantes de todos os estados.

A delegação paranaense é representada pela vice-presidente Marilena Winter, pela secretária-geral adjunta Christhyanne Bortolotto, pela coordenadora de Direito Privado da Escola Superior de Advocacia (ESA), Marília Pedroso Xavier, pela secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Silvana Cristina Niemczewski, e pela diretora da CAA-PR Suzana Perboni.

Estiveram em pauta as temáticas da aplicação de cotas no sistema OAB, projetos de alteração do sistema eleitoral, propostas e reflexões dobre a participação das mulheres na política institucional e o protagonismo e a representatividade das mulheres nos órgãos do sistema OAB e nos eventos e cursos realizados pelo sistema OAB.
O evento antecede a programação da III Conferência Nacional da Mulher Advogada,, que será realizada nos dias 5 e 6 de março de 2020, em Fortaleza-CE. Grandes nomes debaterão os principais temas: igualdade, liberdade e sororidade.

Já são mais de 2.200 participantes confirmados nos dois dias de evento, dos quais aproximadamente 95% são mulheres. Aproximadamente 87% dos inscritos são da advocacia, enquanto 10% são estudantes e 3% são profissionais de outras áreas. Menos de 1% dos inscritos declararam ter alguma deficiência auditiva, visual, física locomotora ou de coordenação motora.

A delegação do Paraná leva o nome da advogada Edni Arruda. Do grupo fazem parte a homenageada, Edni Arruda, única mulher a receber a medalha Vieira Netto; a vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; a secretária-geral adjunta da seccional, Christhyanne Regina Bortolotto; a secretária-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Silvana Niemczewski; a diretora da CAA-PR Suzana Valdenir Perboni; a coordenadora de Direito Privado da Escola Superior de Advocacia (ESA), Marília Pedroso Xavier; a conselheira seccional Daniela Ballão Ernlund, membro da comissão nacional; Mariana Lopes Bonfim, membro consultora da comissão nacional e presidente da comissão estadual, e a presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal da OAB, Lara Selem.

Confira a programação da III Conferência Nacional da Mulher Advogada