Glomb prestigia cerimônia do centenário da Faculdade de Direito da UFPR

O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, prestigiou na noite de quarta-feira (5) sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa em homenagem ao centenário do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. O ato marcou a entrega do diploma de Menção Honrosa ao diretor do Setor de Ciências Jurídicas daquela instituição, Ricardo Marcelo Fonseca, que usou a tribuna da Casa para destacar o papel da universidade na formação da identidade cultural paranaense e na busca permanente do conhecimento e do desenvolvimento.

Participaram do evento o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o deputado Tadeu Veneri (PT), que presidiu a sessão; o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto; e Eroulths Cortiano Júnior, representando o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Júnior; além de alunos e professores daquela instituição de ensino superior. A sessão solene atendeu proposição do deputado Hermas Brandão Júnior (PSB).

“Muitos servidores do Governo, da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário, eram professores ou alunos da Faculdade de Direito, numa troca necessária para o engrandecimento do estado. Os grandes juristas naquele tempo ocupavam os mais altos postos e deram o auxílio necessário para que os paranaenses iniciassem seu desenvolvimento jurídico e político”,  disse Brandão Júnior em sua fala.

Desde o final do século XIX os paranaenses acalentavam o sonho de uma grande instituição de ensino. Um primeiro projeto, do historiador Rocha Pombo, não vingou por conta do monopólio federal do ensino superior. Em 1911, com a edição da Lei Rivadávia, que alterou essa situação, o projeto foi retomado por Nilo Cairo e Vítor Ferreira do Amaral e recebeu o apoio do governador Carlos Cavalcanti, para sua concretização.

A ata de fundação da Universidade do Paraná foi assinada na Assembleia Estadual da época. Sua sede, pensada inicialmente para a esquina da Rua Carlos de Carvalho com a Visconde de Nácar, acabou ocupando um terreno doado pela Prefeitura, ao lado do olho d`água que terminava na antiga Praça Thereza Cristina, hoje Santos Andrade.

Curitiba contava então com quase 50 mil habitantes. O edifício de proporções de templo clássico, erguido num terreno baldio, com pórtico coroado com frontão semicircular e cúpula de 11 metros de diâmetro, podia ser visto de qualquer ponto da cidade. Segundo o professor Luís Fernando Lopes Pereira, coordenador do programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, a Faculdade de Direito foi um dos pilares centrais dessa centenária instituição, fruto dos ideais progressistas de seus fundadores.A faculdade cresceu, conquistou prestígio, e seu programa de pós-graduação possui a melhor avaliação (nota 6 pela CAPES) do país, já há alguns anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná.
Foto: Nani Gois/Alep